BLOGUES COMO ARTEFATOS CULTURAIS PÓS-MODERNOS PARA FAZER ALFABETIZAÇÃO CIENTÍFICA

  • Attico Chassot Chassot

Resumo

Este texto pretende mostrar o quanto artefatos culturais pós-modernos como os blogues podem ser usados para fazer alfabetização científi ca. O texto parte da experiência do autor que teve sua alfabetização em uma lousa e se faz
bloguista. Na tentativa de responder a três interrogantes: O que escrevo? Como escrevo? e Por que escrevo?, o autor analisa o prazer da escrita e procura alternativas
à difi culdade de escrita de textos acadêmicos. O texto refere uma Escola [aqui considerada como qualquer estabelecimento (de Educação Básica ou de Ensino
Superior)] que na modernidade era disseminadora do conhecimento para transformar-se em uma receptora de conhecimento e questiona um abandono da Escola: a produção do conhecimento. Acena-se para os problemas do “amadorismo” nas escritas internéticas. Comenta-se a respeito de signifi cados psicológicos acerca do escrever de si. Há ainda uma comparação das maneiras mais
tradicionais de escritas de diários com aquelas mais modernas, como os blogues.

Pa l a v r a s - C h a v e : Alfabetização Científi ca, Amadorismo Internético, Escrita de Blogues, Escrever de Si.

Publicado
2014-07-30
Seção
Artigos