UM NOVO OLHAR SOBRE A ESCOLA – O LUGAR DA INOVAÇÃO NA CONSTRUÇÃO DE POSSIBILIDADES E AVANÇOS EMANCIPATÓRIOS
Resumo
O presente texto propõe a reflexão referente aos movimentos inovadores que ocorrem na educação, tensionados às demandas do cotidiano da prática docente.
O mesmo foi organizado a partir dos estudos realizados pela autora em duas pesquisas concluídas e duas em andamento. As investigações revelam as possibilidades
de um novo olhar sobre a escola, no sentido de percebê-la enquanto lugar de formação docente e produtora de saberes – potencialmente transformadora das
relações sociais hegemônicas, buscando a emancipação dos excluídos e secularmente marginalizados. Aponta, também, para a construção de uma escola entendida
como alternativa possível frente à “crise – de significados da vida humana, das relações entre as pessoas, instituições, comunidades” (RIOS, 2002a, p. 39 – grifo do autor), a qual se configura na contemporaneidade. Distanciada de uma concepção romantizada da educação, a autora busca elementos que venham a contribuir para
a compreensão dos movimentos inovadores, percebidos como rupturas paradigmáticas. Conclui-se que esses fenômenos assumem um caráter pedagógico e multiplicador de uma nova lógica, capaz de provocar profundas mudanças, não só nas práticas docentes, mas, também, nas comunidades envolvidas em tais processos.
Pa l a v r a s - C h a v e : Inovação, Formação Continuada, Saber Docente, Emancipação.
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