GESTÃO AMBIENTAL - QUESTÃO ESTRATÉGICA MOTIVOS QUE LEVAM AS INDÚSTRIAS A IMPLEMENTAREM PROGRAMAS DE GESTÃO AMBIENTAL COMO ESTRATÉGIA DE COMPETITIVIDADE NO MERCADO GLOBAL. SETOR DE PAPEL E CELULOSE

  • Shirley Prignolato Idesti

Resumo

Com o propósito de validar a base de dados elaborada para pesquisa que será realizada com indústrias sediadas no território nacional, sorteamos duas empresas para a avaliação “in loco”, com o objetivo de obter um direcionamento quanto ao método adotado. O objetivo é validar a base de dados observando se foram abordados pontos que retratam a realidade, bem como a identificação das variáveis consideradas pelas indústrias nos processos de adequação de seus programasde gestão ambiental. Nossa pesquisa foi elaborada para investigar pontos relevantes que são destacados nas análises estratégicas – Análises SWOT –, visto que as indústrias do setor de papel e celulose sofrem inúmeras críticas dos mercados consumidores em relação à responsabilidade social e ética, bem como fatoresrelacionados aos impactos gerados ao meio ambiente pelo processo de transformação do setor. A análise dos Pontos Fortes, Pontos Fracos, Oportunidades e Ameaças, que é a base para a elaboração de planos estratégicos.Pa l a v r a s - C h a v e : Meio Ambiente, Análises Estratégicas, Variável Ambiental.
Publicado
2014-07-31
Seção
Artigos