EDUCAÇÃO CONTINUADA: UM INTERESSE INSTITUCIONAL NA CONSTRUÇÃO DA INTEIREZA DOS DOCENTES DE PROGRAMAS DE DOUTORADO EM EDUCAÇÃO DE UNIVERSIDADES DO RIO GRANDE DO SUL

  • Leda Lísia Franciosi Portal
  • Izabel Cristina Feijó de Andrade
  • Marcia Iara da Costa Dornelles
  • Eloísa Maria Wiebusch
  • Clarita Eveline Moraes Varella
  • Fátima Veiga Mendonça
  • Daiane Patrícia Bittencourt Colpes
  • Maria Tereza Flain Petrini
  • Lúcio Casagrande Pacheco
  • Inajara Barreto Kirst
  • Maximila Tavares de Quadros Coelho

Resumo

A pesquisa justificou-se pelo compromisso das Instituições de Ensino Superior com a sociedade na formação de um Ser Humano de Inteireza que contribua com inovações significativas para a melhoria da qualidade de ser e estar no mundo. De abordagem qualitativa, de cunho compreensivo-interpretativo, numa perspectiva transdisciplinar, objetivou propor novo olhar para a Educação Continuada em sua trajetória de “fazer-se homem” (FURTER, 1974), buscando investigar quais as contribuições que a Educação Continuada tem propiciado à construção da Inteireza dos docentes dos Programas de Doutorado em Educação de Universidades do Rio Grande do Sul. Fundamenda em Wilber, Delors, Morin, Nóvoa, Nicolescu e resultados de pesquisa de Franciscone (2007), a investigação possibilitou refletir sobre a tomada de consciência de nossa “impermanência”, construindo-nos e formando-nos para produzir sentido e criar conhecimento. Seus resultados instigaram-nos sobre a importância da Educação Continuada enquanto processo autoformativo nas dimensões constitutivas do Ser, na busca de sua Inteireza.

Palavras-chave: Educação Continuada. Inteireza. Interesse Institucional. Formação
de Professores.

Publicado
2014-08-04
Seção
Artigos