APRIMORAMENTO DO PROCESSO COGNITIVO EM AMBIENTES DE APRENDIZAGEM EM REDE

  • Rafael Rodrigues

Resumo

Neste artigo é apresentado um ambiente interativo e heurístico de aprendizagem para proporcionar uma educação a distância (EaD) progressiva com experimentos práticos de aprendizagem. A interatividade do ambiente é obtida pela combinação de artefatos tecnológicos, de forma a proporcionar diversas possibilidades de resposta do estudante aos estímulos e questões de aprendizagem. Embora a técnica seja perfeitamente aplicável a outras unidades curriculares, apresenta-se o exemplo de aprendizagem da Linguagem de Programação; este assunto atualmente suscita amplo interesse em diversas comunidades isoladas ou para pessoas com impedimentos especiais de locomoção. Comparando com a implementação de outros ambientes, pode-se verificar que o índice de desistência e desistímulo pode ser amplamente reduzido pela introdução de interatividade.

Palavras-chave: Educação a distância. Cognição. Experimentação. Interatividade.

Publicado
2014-08-04
Seção
Artigos