Histórias de Vida de Educadores: uma contribuição para a formação de professores reflexivos

  • Maria Helena Menna Barreto Abrahão

Resumo

Este artigo aborda a formação de professores, em especial a que ocorre na universidade. Ao lado de teorias sobre professores reflexivos, adotamos a tese de que
pesquisas feitas na universidade com professores que atuam em escolas, a exemplo da pesquisa-ação que se refere ao erro construtivo, mencionada no presente artigo, é um modo de trabalho que a universidade pode utilizar na formação continuada do professor. Do mesmo modo, as pesquisas com Histórias de Vida de educadores são uma rica fonte para a formação em serviço, bem como para a formação inicial de professores e, por extensão, para educadores em geral e, muito especialmente, para pesquisadores em História da Educação Brasileira e em Formação de Professores. Ambas as pesquisas
são uma maneira de contribuir para a educação de um professor reflexivo. Um exemplo da última é relatado neste artigo, em que se pode visualizar os objetivos da pesquisa, o método de investigação com Histórias de Vida e os achados a que chegamos.

Palavras-chave: Educação Brasileira. Pesquisa na Universidade. Formação de Professores. Histórias de Vida.

Publicado
2014-08-04
Seção
Artigos