UMA ANÁLISE DOS CURRÍCULOS DE ADMINISTRAÇÃO EM EAD NO BRASIL: CURRÍCULO INSTRUCIONAL E HUMANÍSTICO
Resumo
O trabalho propõe-se a abordar o latente trade off entre os conteúdos instrucionais e humanísticos presentes no curso de Administração em EAD, o que é exposto em seu início. No segundo momento, tem lugar o referencial metodológico utilizado. O caráter dialético deste artigo emerge com a exposição de autores que defendem a prevalência dos conteúdos instrucionais e de autores que optam pelo privilégio aos conteúdos humanísticos no arcabouço teórico selecionado. Em seguida, são apresentados dados do levantamento dos currículos de cursos de Administração em EAD de quatro IES brasileiras que denotam a grande predominância
das disciplinas instrucionais sobre as humanísticas. Na sequência, os dados são analisados e comparados com as ideias centrais contidas no referencial teórico apresentado. Por último, os autores do artigo demonstram ter atendido os objetivos propostos e concluem que urge a busca pelo equilíbrio nos currículos em voga ou a redistribuição de papéis entre o ensino médio profissionalizante e o ensino superior.
Palavras-chave: Currículo Instrucional. Currículo Humanístico. Educação a Distância. Ensino. Conteúdos.
Os Direitos autorais dos artigos publicados neste periódico pertencem aos autores, e os direitos da primeira publicação são garantidos à revista. Por serem publicados em um periódico de acesso livre, os artigos são de uso gratuito, com atribuições próprias, em atividades educacionais e não comerciais.