UMA ANÁLISE DOS CURRÍCULOS DE ADMINISTRAÇÃO EM EAD NO BRASIL: CURRÍCULO INSTRUCIONAL E HUMANÍSTICO

  • Sandro Coelho Moreira Pinto
  • Luana Rebeca Matos Lins Andrade

Resumo

O trabalho propõe-se a abordar o latente trade off entre os conteúdos instrucionais e humanísticos presentes no curso de Administração em EAD, o que é exposto em seu início. No segundo momento, tem lugar o referencial metodológico utilizado. O caráter dialético deste artigo emerge com a exposição de autores que defendem a prevalência dos conteúdos instrucionais e de autores que optam pelo privilégio aos conteúdos humanísticos no arcabouço teórico selecionado. Em seguida, são apresentados dados do levantamento dos currículos de cursos de Administração em EAD de quatro IES brasileiras que denotam a grande predominância
das disciplinas instrucionais sobre as humanísticas. Na sequência, os dados são analisados e comparados com as ideias centrais contidas no referencial teórico apresentado. Por último, os autores do artigo demonstram ter atendido os objetivos propostos e concluem que urge a busca pelo equilíbrio nos currículos em voga ou a redistribuição de papéis entre o ensino médio profissionalizante e o ensino superior.

Palavras-chave: Currículo Instrucional. Currículo Humanístico. Educação a Distância. Ensino. Conteúdos.

Publicado
2014-08-04
Seção
Artigos