O design de joias e a qualidade: diferenciais competitivos para as organizações joalheiras

  • Maria da Graça Portela Lisbôa
  • Leoni Pentiado Godoy
  • Taiane Rodrigues Elesbão

Resumo

Este artigo é uma reflexão teórica que relaciona a qualidade e o design na produção de joias, procurando enfatizar este diferencial como elemento competitivo no
mercado joalheiro. Muito mais que embelezamento de produto, o design pode ser conceituado como a excelência do processo de qualidade, pois envolve todos os atributos do produto. Ao inserir o design na produção de joias, busca-se criar produtos que possuam referência cultural, fazendo com que os mesmos adquiram identidade para serem assimilados pelo consumidor. O presente trabalho aborda questões referentes ao processo de elaboração de um produto pelo viés da qualidade, com vistas a satisfazer o consumidor. Conclui-se que o design pode ser considerado um sinônimo de melhoria contínua.

Palavras-chave: Design. Joias. Qualidade.

Publicado
2014-08-04
Seção
Artigos