O design de joias e a qualidade: diferenciais competitivos para as organizações joalheiras
Resumo
Este artigo é uma reflexão teórica que relaciona a qualidade e o design na produção de joias, procurando enfatizar este diferencial como elemento competitivo no
mercado joalheiro. Muito mais que embelezamento de produto, o design pode ser conceituado como a excelência do processo de qualidade, pois envolve todos os atributos do produto. Ao inserir o design na produção de joias, busca-se criar produtos que possuam referência cultural, fazendo com que os mesmos adquiram identidade para serem assimilados pelo consumidor. O presente trabalho aborda questões referentes ao processo de elaboração de um produto pelo viés da qualidade, com vistas a satisfazer o consumidor. Conclui-se que o design pode ser considerado um sinônimo de melhoria contínua.
Palavras-chave: Design. Joias. Qualidade.
Os Direitos autorais dos artigos publicados neste periódico pertencem aos autores, e os direitos da primeira publicação são garantidos à revista. Por serem publicados em um periódico de acesso livre, os artigos são de uso gratuito, com atribuições próprias, em atividades educacionais e não comerciais.