EDUCAÇÃO, DESENVOLVIMENTO ESPIRITUAL E SUPERAÇÃO DO USO DE DROGAS NA INFÂNCIA E ADOLESCÊNCIA: ALGUMAS POSSIBILIDADES PARA O AVANÇO DAS PESQUISAS
Resumo
Partindo da instigante narrativa de Esmeralda do Carmo Ortiz, o presente artigo propõe-se discutir a possibilidade de uma compreensão pedagógica acerca do direito ao desenvolvimento espiritual como potencial de resiliência e fator de proteção ao uso de drogas ilícitas na infância e adolescência. Considerando a possível articulação de instituições da Educação Básica com instituições sociais que desenvolvam modelos sócio-pedagógicos de prevenção e de superação do consumo de drogas, a partir da perspectiva de fortalecimento da espiritualidade. Destacando a escola como espaço social privilegiado para promoção, prevenção e proteção de crianças e adolescentes. Propõe-se a conceituar, em termos razoáveis, o que seja a fé que permita o pensamento sobre ela, partindo desses conceitos busca definir a espiritualidade. Defende a necessidade de mais pesquisas envolvendo essa temática. Para tanto, apresenta uma revisão da produção acadêmica e da legislação, assim como, uma quantificação sobre a produção acadêmica da área da Educação.
Palavras-chave: Desenvolvimento Espiritual; Prevenção na Educação; Consumo de drogas ilícitas na infância e adolescência; Políticas Educacionais; Políticas Públicas sobre Drogas.
Referências
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- Gráfico 1: Pesquisas sobre “Desenvolvimento Espiritual” realizadas no período de 1991 a 2014 distribuídas por área de conhecimento
- Gráfico 2: Produção de Pesquisas sobre “Desenvolvimento Espiritual” no período de 1991 a 2014.
- Gráfico 3: Pesquisas sobre “Formação Moral” realizadas no período de 1991 a 2014 distribuídas por área de conhecimento.
- Gráfico 4: Produção de Pesquisas sobre “ Formação Moral” no período de 1991 a 2014.
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