DISCURSOS DE ALUNOS E PROFESSORES SOBRE O COMPROMETIMENTO DO ESTUDANTE NA EDUCAÇÃO PROFISSIONAL

  • Guilherme Mendes Tomaz dos Santos Centro Universitário La Salle
  • Vera Lucia Felicetti

Resumo

Este artigo apresenta um estudo realizado em uma Escola de Educação Profissional, no município de Porto Alegre, e objetiva refletir sobre a importância do comprometimento do estudante com a sua aprendizagem sob o olhar docente e discente. Os sujeitos da pesquisa foram noventa e dois alunos e sete professores dos dois cursos técnicos da instituição, a saber: Fabricação Mecânica e Manutenção e Suporte em Informática. A investigação teve caráter qualitativo de cunho exploratório, e foi utilizado, para a coleta de dados, um questionário aplicado in loco. Para a análise dos dados, usou-se análise textual discursiva. Como resultados do estudo, emergiram duas categorias: a) O comprometimento em sua perspectiva semântica; b) O comprometimento do estudante com a sua aprendizagem: multiplicidade de significações. Inseridas nas categorias, as respostas dos alunos mantiveram foco no comprometimento em seu sentido literal, bem como no comprometimento com a sua aprendizagem, o que foi associado a três causas: fazer discente, fazer docente e avaliações. Para os professores, o comprometimento é visto sob uma perspectiva geral e sob uma visão do ensino e aprendizagem. Observou-se, ainda, neste estudo que o comprometimento estudantil na Educação Profissional requer maiores investigações e em maior profundidade, para melhor entender o comprometimento do aluno para com a sua aprendizagem.


P a l a v r a s - c h a v e :  Comprometimento do estudante. Ensino e aprendizagem. Educação Profissional.

Biografia do Autor

Guilherme Mendes Tomaz dos Santos, Centro Universitário La Salle
Atualmente é aluno do Mestrado Acadêmico em Educação do Programa de Pós-Graduação em Educação do Centro Universitário La Salle - Canoas, na Linha de Pesquisa "Formação de Professores, Teorias e Práticas Educativas". Bolsista da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Rio Grande do Sul em parceria com a Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (FAPERGS/CAPES). Participou por um semestre letivo (2014/01) do Curso de Mestrado em Educação - Área Intervenção Docente na Universidad La Salle (ULSA) em Ciudad de Mexico - Estados Unidos Mexicanos, no âmbito do Programa de Mobilidade Acadêmica da Assessoria de Relações Internacionais do UNILASALLE. Integrante do Grupo de Pesquisa Educação Intercultural; do UNILASALLE. Possui Graduação em Licenciatura Plena em Matemática pelo Centro Universitário Metodista, do IPA (2011). Fez Aperfeiçoamento em Língua Inglesa (Pre-Intermediate) pela Cornerstone Academic College (Toronto - Canadá). Técnico em Administração pelo Instituto Estadual Gomes Jardim (2008). Tem experiência nos Ensinos Fundamental e Médio e na Educação Profissional, com ênfase em Matemática e Educação, atuando principalmente nos seguintes temas: educação matemática, processos de ensino e aprendizagem, tecnologias e ambientes informatizados, coordenação pedagógica, formação de professores, intervenção docente, comprometimento do estudante, Cálculo Diferencial e Integral, Extensão Universitária, alunos ProUni.
Publicado
2014-09-26
Seção
Artigos