PRÁTICAS DE RECICLAGEM DE RESÍDUOS TÊXTEIS: UMA CONTRIBUIÇÃO PARA A GESTÃO AMBIENTAL NO BRASIL

  • POLIANA GOMES SILVEIRA MACHADO Centro Universitário Una/ Faculdade Senac Minas
  • Jordan Nassif Leonel

Resumo

A reciclagem de produtos têxteis é o método industrial de reprocessamento de roupas usadas, material fibroso e restos de tecidos com a finalidade da formação de novos produtos. Práticas de reciclagem no setor têxtil vêm sendo adotadas desde o início do século XX. O presente artigo tem como objetivo promover a compreensão da reciclagem de resíduos têxteis como alternativa para a redução dos impactos ambientais. Atualmente, a maior parte desses resíduos é descartada de forma inadequada, sendo destinada aos aterros sanitários das nações. A reciclagem de resíduos têxteis é uma indústria bem organizada como pode ser comprovado nos exemplos destacados neste artigo e que descrevem práticas de empresas no Brasil e em outras
localidades. Isso aponta diretrizes para a ampliação desse processo como forma de minimizar os impactos ambientais provocados pelo setor, em consonância com as políticas públicas e com a necessidade de mudança no modelo atual de consumo.


P a l a v r a s - c h a v e : Sustentabilidade. Gestão de Resíduos. Reciclagem Têxtil.

Biografia do Autor

POLIANA GOMES SILVEIRA MACHADO, Centro Universitário Una/ Faculdade Senac Minas
Mestranda em Gestão Social, Educação e Desenvolvimento Local pelo Centro Universitário Una (2014). Graduada em Administração, pela Faculdade Senac Minas (2012) e Bacharelado em Moda, pelo Centro Universitário Una (2013).  Pesquisadora da Sustentabilidade na Industria Têxtil, participou do Projeto de Iniciação Científica pela Faculdade Senac Minas (2012), com o tema Inovação e Gestão Social na Indústria Têxtil. Atua nos seguintes temas de pesquisa:Economia Indústria Têxtil, consumo de moda ético sustentável,Reciclagem Têxtil, Imagem Empresarial, geração de renda para o mercado de moda.
Publicado
2014-09-26
Seção
Artigos