PRÁTICAS DE RECICLAGEM DE RESÍDUOS TÊXTEIS: UMA CONTRIBUIÇÃO PARA A GESTÃO AMBIENTAL NO BRASIL
Resumo
A reciclagem de produtos têxteis é o método industrial de reprocessamento de roupas usadas, material fibroso e restos de tecidos com a finalidade da formação de novos produtos. Práticas de reciclagem no setor têxtil vêm sendo adotadas desde o início do século XX. O presente artigo tem como objetivo promover a compreensão da reciclagem de resíduos têxteis como alternativa para a redução dos impactos ambientais. Atualmente, a maior parte desses resíduos é descartada de forma inadequada, sendo destinada aos aterros sanitários das nações. A reciclagem de resíduos têxteis é uma indústria bem organizada como pode ser comprovado nos exemplos destacados neste artigo e que descrevem práticas de empresas no Brasil e em outras
localidades. Isso aponta diretrizes para a ampliação desse processo como forma de minimizar os impactos ambientais provocados pelo setor, em consonância com as políticas públicas e com a necessidade de mudança no modelo atual de consumo.
P a l a v r a s - c h a v e : Sustentabilidade. Gestão de Resíduos. Reciclagem Têxtil.
Os Direitos autorais dos artigos publicados neste periódico pertencem aos autores, e os direitos da primeira publicação são garantidos à revista. Por serem publicados em um periódico de acesso livre, os artigos são de uso gratuito, com atribuições próprias, em atividades educacionais e não comerciais.