ESTRATÉGIAS DE PRECIFICAÇÃO DOS PRODUTOS ORGÂNICOS: UMA ANÁLISE DAS PRINCIPAIS REDES DE SUPERMERCADOS DO MUNICÍPIO DE SÃO PAULO

  • Paolo Edoardo Coti-Zelati Universidade Municipal de São Caetano do Sul (USCS)

Resumo

O presente artigo aborda conceitos de precificação, apresenta detalhes do varejo brasileiro e revela alguns aspectos envolvendo a definição de alimentos orgânicos, trazendo também um panorama em relação à produção e ao consumo de tais produtos. O estudo mescla aspectos gerais e específicos em relação às principais redes de supermercados da cidade de São Paulo. Foi elaborada uma pesquisa descritiva de natureza qualitativa. Participaram das entrevistas cinco gestores representando as cinco principais redes de supermercados do município de São Paulo. Este trabalho concluiu que as lojas das redes colocam em prática estratégias específicas de precificação que atraem o consumidor, tais como a adoção de markup inferior para produtos dessa natureza. Constatou-se também que o desejo de ser referência de venda de produtos de origem orgânica faz com que os supermercados procurem a diferenciação, por meio de etiquetas verdes, e agrupá-los dentro das lojas. Ações como essas reforçam a importância que as principais redes supermercadistas da cidade de São Paulo dão a uma categoria com grande potencial de crescimento, como é o caso dos produtos agroalimentares de origem orgânica.

Biografia do Autor

Paolo Edoardo Coti-Zelati, Universidade Municipal de São Caetano do Sul (USCS)
Professor Universitário com Mestrado em Administração de Empresas pela Universidade Presbiteriana Mackenzie, Especialização em Administração de Marketing pela Universidade Presbiteriana Mackenzie e Graduação em Direito pela Fundação Armando Álvares Penteado (FAAP). Ministra disciplinas voltadas para as seguintes áreas: Administração Estratégica, Gestão da Cadeia de Suprimentos, Negócios Internacionais, Administração de Marketing, Agronegócios e Metodologia Científica. Orienta alunos durante o processo de elaboração do Trabalho de Conclusão de Curso (TCC).

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Publicado
2015-04-30
Seção
Artigos