“É PAGO, MAS É EM CASA”: REFLEXÕES SOBRE A APLICAÇÃO DA SOCIODRAMATURGIA GOFFMINIANA EM INVESTIGAÇÕES INTERDISCIPLINARES DE HOSPEDAGENS COMERCIAIS DOMICILIARES
Resumo
As interações sociais têm assumido posição de destaque em estudos dedicados à investigação de processos e de produtos culturais. No turismo, tais interações evidenciam, ainda, suas interfaces com a questão da hospitalidade. Com o objetivo de discutir as hospedagens comerciais domiciliares como objeto de investigações interdisciplinares, este trabalho propôs dois momentos de reflexão. No primeiro, buscou-se delimitar esse conceito apresentado através da revisão de abordagens teóricas e de um breve levantamento histórico. Já no segundo, argumentou-se acerca das possibilidades de investigação desses objetos a partir da aplicação da perspectiva sociodramatúrgica proposta por Goffman (2011). Sustenta-se, por fim, que abordagens processuais de objetos como este são fundamentais não somente para a compreensão do fenômeno turístico em si, mas também para sua observação e apropriação como um caminho para a investigação de aspectos, funcionamentos e dinâmicas socioculturais em um cenário tão fortemente marcado pela mobilidade e fluidez de relações.
Os Direitos autorais dos artigos publicados neste periódico pertencem aos autores, e os direitos da primeira publicação são garantidos à revista. Por serem publicados em um periódico de acesso livre, os artigos são de uso gratuito, com atribuições próprias, em atividades educacionais e não comerciais.