VISITAS GUIADAS E VISITAS TÉCNICAS: TECNOLOGIA DE APRENDIZAGEM NO CONTEXTO EDUCACIONAL

  • Glausirée Dettman Araújo Centro Universitário Una

Resumo

A complexa realidade da vida apresenta novos desafios para a educação. Um deles é integrar os conhecimentos a essa realidade, preparando cidadãos, trabalhadores, consumidores, ou seja, seres humanos integrais com condições de apreender os conhecimentos e empregá-los em ações que melhorem as suas condições de vida e a dos demais. Nesse sentido, o artigo aborda a prática da visita guiada e da visita técnica como instrumentos tecnológicos que possibilitam integrar teoria e prática, conhecimentos e realidade, formação escolar e mundo do trabalho numa perspectiva de formação humana integrada, no contexto da Educação Básica e do Ensino Superior. Esse tema integra a pesquisa em execução no Mestrado em Gestão Social, Educação e Desenvolvimento local, desde 2013, realizado no Centro Universitário UNA. O artigo apresenta a visita guiada e a visita técnica, caracterizando os princípios tecnológicos necessários para a sua concretização e a metodologia de organização e execução de cada uma. O objetivo na aplicação da visita guiada e da visita técnica no contexto educacional é ampliar a qualidade na formação crítica dos educandos e, ao mesmo tempo, oferecer alternativas metodológicas de aprendizagem, inserindo os alunos num mundo dinâmico a partir da vivência de experiências distintas e da contextualização das experiências histórias e culturas diversas numa perspectiva interdisciplinar, tendo em vista aproximar e contextualizar conhecimentos e realidade.  

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Publicado
2015-04-30
Seção
Artigos