O TURISMO PEDAGÓGICO NA EDUCAÇÃO INFANTIL E A EDUCAÇÃO PARA A CIDADANIA

  • Cíntia Elisa Dhein
  • Natália da Rocha Guex

Resumo

Este artigo é um estudo sobre a capacidade de o Turismo Pedagógico, realizado naEducação Infantil, contribuir com a educação para a cidadania. Deseja-se, com estetrabalho, incentivar práticas de Turismo Pedagógico (desde a Educação Infantil) ea reflexão sobre o papel do Turismo frente ao fomento à cidadania. A pesquisa desenvolvidatem cunho exploratório e abordagem qualitativa, foi realizada por meiode levantamento bibliográfico e do estudo de caso da Escola de Educação InfantilMimo de Gente, de Porto Alegre, RS. Durante a pesquisa, acompanharam-se asaulas-passeio realizadas pelos alunos, realizou-se entrevista com a diretora da escolae aplicaram-se questionários aos professores e responsáveis pelos alunos. A pesquisapermitiu compreender o conceito de cidadania e sua relevância; identificar as atribuiçõesda educação e sua relação com a cidadania; investigar o papel do turismoenquanto instrumento pedagógico; entender a dinâmica das aulas-passeio realizadaspela Escola de Educação Infantil Mimo de Gente; e verificar se os pais e professoresda Escola em estudo identificam as aulas-passeio como atividades de turismopedagógico e as percebem como fomentadoras de cidadania.
Seção
Artigos