O TURISMO PEDAGÓGICO NA EDUCAÇÃO INFANTIL E A EDUCAÇÃO PARA A CIDADANIA

  • Cíntia Elisa Dhein
  • Natália da Rocha Guex

Resumo

Este artigo é um estudo sobre a capacidade de o Turismo Pedagógico, realizado na
Educação Infantil, contribuir com a educação para a cidadania. Deseja-se, com este
trabalho, incentivar práticas de Turismo Pedagógico (desde a Educação Infantil) e
a reflexão sobre o papel do Turismo frente ao fomento à cidadania. A pesquisa desenvolvida
tem cunho exploratório e abordagem qualitativa, foi realizada por meio
de levantamento bibliográfico e do estudo de caso da Escola de Educação Infantil
Mimo de Gente, de Porto Alegre, RS. Durante a pesquisa, acompanharam-se as
aulas-passeio realizadas pelos alunos, realizou-se entrevista com a diretora da escola
e aplicaram-se questionários aos professores e responsáveis pelos alunos. A pesquisa
permitiu compreender o conceito de cidadania e sua relevância; identificar as atribuições
da educação e sua relação com a cidadania; investigar o papel do turismo
enquanto instrumento pedagógico; entender a dinâmica das aulas-passeio realizadas
pela Escola de Educação Infantil Mimo de Gente; e verificar se os pais e professores
da Escola em estudo identificam as aulas-passeio como atividades de turismo
pedagógico e as percebem como fomentadoras de cidadania.

Seção
Artigos