O FEMININO, O MASCULINO E A BICICLETA: PARADIGMAS DE GÊNERO CONSTRUÍDOS NO VESTUÁRIO OCIDENTAL

  • Natália de Noronha Santucci Especialista em Moda, Mídia e Inovação pelo SENAC-RS, mestranda em História pela PUCRS.
  • Joana Bosak de Figueiredo Orientadora, professora adjunta de Teorias, Crítica e Historiografia da Arte, no Bacharelado em História da Arte, na UFRGS, e convidada da pós-graduação no SENAC-RS

Resumo

O principal objetivo deste artigo é apontar os elementos do vestuário que compõem os paradigmas de identidade de gênero na sociedade ocidental desde a Antiguidade e investigar os momentos de ruptura – sobretudo abordando o papel da bicicleta como chave de um dos mais relevantes destes momentos.

Referências

AZEVEDO, Álvares de. Lira dos vinte anos. Porto Alegre: L&PM, 1998.

BAUDELAIRE, Charles. Sobre a Modernidade. O pintor da vida moderna. Teixeira

Coelho (Org.) Rio de Janeiro: Paz e Terra,1996.

BONADIO, Maria Claudia. Moda e sociabilidade: mulheres e consumo na São Paulo dos anos 1920. São Paulo: Editora Senac São Paulo, 2007.

BRAGA, João. História da Moda: Uma Narrativa. 4.ed. São Paulo: Anhembi Morumbi, 2005.

CALANCA, Daniela. História Social da Moda, tradução de Renato Ambrósio. São Paulo: Editora Senac São Paulo, 2008.

CALDAS, Dario. Observatório de Sinais: teoria e prática da pesquisa de tendências. Rio de Janeiro: Editora Senac Rio, 2004.

CRANE, Diana. A Moda e Seu Papel Social: Classe, Gênero e Identidade das Roupas, tradução Cristina Coimbra. São Paulo: Editora Senac São Paulo, 2006.

LOTUFO, Flavio Roberto. Processo criativo de Flávio de Carvalho para sua Experiência nº3. II Encontro de História da Arte – IFCH /Unicamp, Mar. 2006. Disponível em . Acesso em: 25 set.2013, 10h24.

LURIE, Alison. A Linguagem das Roupas, tradução Ana Luiza Dantas Borges. Rio de

Janeiro: Rocco, 1997.

MELO, Victor Andrade de; SCHETINO, André. A bicicleta, o ciclismo e as mulheres na transição dos séculos XIX e XX. Rev. Estud. Fem., Florianópolis, v. 17, n. 1, Abr. 2009.

Disponível em . Acesso em: 15 set.2013, 11h13.

HOLLANDER, Anne. O Sexo e as Roupas: a evolução do traje moderno, tradução de Alexandre Tort; revisão técnica de Gilda Chataignier. Rio de Janeiro: Rocco, 1996.

SANTUCCI, Natália. Sandman e Cycle Chic. (Monografia de Conclusão de Curso) São Paulo: Centro Universitário Belas Artes de São Paulo, 2011.

XIMENES, Maria Alice. Moda e arte na reinvenção do corpo feminino do século XIX. 2. ed. Rio de Janeiro: Editora Senac Rio, 2011.

Publicado
2015-10-02
Seção
Artigos