CURSOS SUPERIORES DE TECNOLOGIA: ANÁLISE DO CONTEXTO, DO CRESCIMENTO E DA QUALIDADE DE CURSOS OFERECIDOS NO BRASIL
Resumo
Este artigo propõe uma reflexão sobre crescimento e qualidade dos Cursos Superiores
de Tecnologia oferecidos no Brasil. A análise envolve uma avaliação e
contextualização desses cursos no país. A partir da abordagem sobre qualidade
na educação superior, a evolução desses cursos em termos de crescimento,
nos últimos dez anos, é demonstrada com dados extraídos de relatórios do
Ministério da Educação MEC/Inep. Por fim, apresenta-se uma comparação
entre cursos dessa modalidade e cursos de Bacharelado em Engenharia no
Brasil. Este paralelo teve o objetivo de avaliar e comparar alguns indicadores
isomórficos: Exame Nacional de Desempenho de Estudantes – Enade, Conceito
Preliminar de Curso – CPC e Conceito de Cursos – CC. Tais indicadores
são reconhecidos pela comunidade acadêmica brasileira como instrumentos
que aferem a qualidade da educação superior e são utilizados pelo MEC/
Inep para avaliar cursos superiores no Brasil.
Os Direitos autorais dos artigos publicados neste periódico pertencem aos autores, e os direitos da primeira publicação são garantidos à revista. Por serem publicados em um periódico de acesso livre, os artigos são de uso gratuito, com atribuições próprias, em atividades educacionais e não comerciais.