CURSOS SUPERIORES DE TECNOLOGIA: ANÁLISE DO CONTEXTO, DO CRESCIMENTO E DA QUALIDADE DE CURSOS OFERECIDOS NO BRASIL

  • Roberto Sarquis Berte

Resumo

Este artigo propõe uma reflexão sobre crescimento e qualidade dos Cursos Superioresde Tecnologia oferecidos no Brasil. A análise envolve uma avaliação econtextualização desses cursos no país. A partir da abordagem sobre qualidadena educação superior, a evolução desses cursos em termos de crescimento,nos últimos dez anos, é demonstrada com dados extraídos de relatórios doMinistério da Educação MEC/Inep. Por fim, apresenta-se uma comparaçãoentre cursos dessa modalidade e cursos de Bacharelado em Engenharia noBrasil. Este paralelo teve o objetivo de avaliar e comparar alguns indicadoresisomórficos: Exame Nacional de Desempenho de Estudantes – Enade, ConceitoPreliminar de Curso – CPC e Conceito de Cursos – CC. Tais indicadoressão reconhecidos pela comunidade acadêmica brasileira como instrumentosque aferem a qualidade da educação superior e são utilizados pelo MEC/Inep para avaliar cursos superiores no Brasil.
Seção
Artigos