ANÁLISE DA CONTRIBUIÇÃO DO PROGRAMA ESPECIAL DE GRADUAÇÃO (PEG) NA ATUAÇÃO DO ALUNO-DOCENTE NA EDUCAÇÃO PROFISSIONAL

  • Eduardo Pauli
  • Elvino Michel
  • Helenesio Cabral
  • Karla Marques da Rocha
  • Laíse Chaves

Resumo

O Programa Especial de Graduação de Formação de Professores para a Educação
Profissional (PEG), da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), vem
atender à demanda de formação pedagógica para os profissionais que atuam, ou
pretendem atuar, como professores na Educação Profissional. A busca pelo aperfeiçoamento
na docência é unanime entre aqueles que ingressam no curso; entretanto,
buscamos, através da pesquisa apresentada neste artigo, analisar a contribuição
do PEG na vida profissional do aluno, enquanto professor já atuante na
docência. Para isso, buscamos por meio de uma pesquisa quantiquali com alunos
do 1º e do 3º semestres, respostas que pudessem nos levar a reflexões acerca deste
trabalho. Avaliamos desta forma que os alunos ingressam no curso sem ter clareza
dos objetivos do programa, mas sim esperando que o curso proponha técnicas e 

metodologias para melhoramento de sua atuação profissional frente às salas de
aula. Percebe-se a desinformação dos alunos quanto aos objetivos do curso. Mesmo
com a apresentação do curso, que é feita a cada ingresso de novos alunos, a
função do PEG não fica clara. A própria contagem de evadidos a cada semestre,
não contemplada por esta pesquisa, pode ser uma das formas de verificar o contentamento
e satisfação dos alunos do programa.

Seção
Artigos