ANÁLISE DA CONTRIBUIÇÃO DO PROGRAMA ESPECIAL DE GRADUAÇÃO (PEG) NA ATUAÇÃO DO ALUNO-DOCENTE NA EDUCAÇÃO PROFISSIONAL

  • Eduardo Pauli
  • Elvino Michel
  • Helenesio Cabral
  • Karla Marques da Rocha
  • Laíse Chaves

Resumo

O Programa Especial de Graduação de Formação de Professores para a EducaçãoProfissional (PEG), da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), vematender à demanda de formação pedagógica para os profissionais que atuam, oupretendem atuar, como professores na Educação Profissional. A busca pelo aperfeiçoamentona docência é unanime entre aqueles que ingressam no curso; entretanto,buscamos, através da pesquisa apresentada neste artigo, analisar a contribuiçãodo PEG na vida profissional do aluno, enquanto professor já atuante nadocência. Para isso, buscamos por meio de uma pesquisa quantiquali com alunosdo 1º e do 3º semestres, respostas que pudessem nos levar a reflexões acerca destetrabalho. Avaliamos desta forma que os alunos ingressam no curso sem ter clarezados objetivos do programa, mas sim esperando que o curso proponha técnicas e metodologias para melhoramento de sua atuação profissional frente às salas deaula. Percebe-se a desinformação dos alunos quanto aos objetivos do curso. Mesmocom a apresentação do curso, que é feita a cada ingresso de novos alunos, afunção do PEG não fica clara. A própria contagem de evadidos a cada semestre,não contemplada por esta pesquisa, pode ser uma das formas de verificar o contentamentoe satisfação dos alunos do programa.
Seção
Artigos