FOMENTANDO A DISCUSSÃO SOBRE O ENSINO DE GOVERNANÇA DE TI: UMA PROPOSTA DE ABORDAGEM PRÁTICA

  • Marcelo Werneck Barbosa PUC Minas

Resumo

O poder crescente e os custos decrescentes da Tecnologia da Informação (TI) para os negócios têm trazido desafios e oportunidades às organizações, que tem se tornado totalmente dependentes da TI. A governança de TI procura criar valor otimizando custos e riscos. Para poder contribuir com os desafios do mercado, os alunos precisam estar preparados. Entretanto, existem desafios no ensino destes temas como menor motivação dos discentes para cursar disciplinas que envolvam gestão, o foco tradicionalmente teórico relacionado a estas disciplinas e a dificuldade na vinculação entre formação e prática profissional. Assim, este trabalho teve como objetivo identificar experiências de ensino por meio de uma revisão sistemática e apresentar as experiências de condução de um trabalho na disciplina de Governança de TI. A revisão sistemática encontrou poucos trabalhos relacionados ao tema, mas nestes, em geral, há uma preocupação em vincular as atividades de sala de aula à prática de mercado. A proposta apresentada neste trabalho busca integrar as metodologias de governança de TI (planejamento estratégico com BSC, Cobit e ITIL) em um mesmo trabalho acadêmico. Os alunos avaliaram o trabalho como importante para a prática dos processos e técnicas vistos na disciplina.

Referências

BEACHBOARD, J.; AYTES, K. Information Orientation, Information Technology Governance, and Information Technology Service Management: A Multi-level Approach for Teaching the MBA Core Information Systems Course. Journal of Information Technology Education, Volume 10, 2011.

CHEFFINS, B. R. Teaching corporate governance. Legal studies, Vol. 19, No 4, 2006.

CHEN, Z.; YOON, J.; FRENZ, C. M.; COMPRES K. IT Governance, Compliance and Auditing Curriculum – A Pedagogical Perspective. IEEE World Congress on Services, 2011.

DE HAES, S.; GREMBERGEN, W. V. An exploratory study into IT Governance implementations and its impact on Business/IT Alignment. Information Systems Management, 26, pp. 123-137, 2009

GIOIA, D. A. Teaching Teachers to Teach Corporate Governance Differently. Journal of Management and Governance 7: 255–262, 2003.

GOULART, L. F. A.; BRAMBILLA, F. R.; JUNIOR, E. B. Governança de Tecnologia da Informação (GTI): Modelo de decisão e práticas em uma organização de saúde. Revista Brasileira de Gestão e Inovação – Brazilian Journal of Management & Innovation v.1, n.1, Setembro/Dezembro, 2013.

IT Governance Institute (ITGI). Board Briefing on IT governance. 2nd edition. 2007. Disponível em www.itgi.org/. Acesso em 27 set. 2014.

KITCHENHAM, B. A. Procedures for Performing Systematic Reviews. Tech. report TR/SE-0401, Keele University, 2004.

LIMA, A. S.; ANDRIOLA, W. B. Avaliação de práticas pedagógicas inovadoras em curso de graduação em sistemas de informação. Revista Iberoamericana sobre Calidad, Eficacia y Cambio en Educación. Volumen 11, Número 1, 2013.

LUNARDI, G. L.; DOLCI, P. C.; BECKER, J. L.; MAÇADA, A. C. G. Governança de TI no Brasil: uma análise dos mecanismos mais difundidos entre as empresas nacionais. SEGeT – Simpósio de Excelência em Gestão e Tecnologia, 2007.

MEC. Instituições de Educação Superior e Cursos Cadastrados. Disponível em http://emec.mec.gov.br/emec. Acesso em 17 de maio de 2015.

MERHOUT, J. W.; NEWPORT, S. L.; DAMO, P. E. Simulated audits to engage students in IT governance and assurance courses. Journal of Information Systems Education, Vol 23 (2), 2012.

MUSA, N.; IBRAHIM, D. H. A.; BOLHASSAN, N. A.; ABDULLAH, J.; KULATHURAMAIYER, N; KHAIRUDDIN, M. N. An IT governance framework for achieving the development of Academic Programme in Higher Institutions: A case of University Malaysia Sarawak (UNIMAS). Information and Communication Technology for The Muslim World (ICT4M), 2014.

PEREIRA, L. Z.; ALBUQUERQUE, J. P.; COELHO, F. S. Uma Análise da Oferta e Abordagem Curricular dos Cursos de Bacharelado em Sistemas de Informação no Brasil. Workshop de Educação em Informática (WEI). XXX Congresso da Sociedade Brasileira de Computação, Belo Horizonte, Minas Gerais, 2010.

SBC. Currículo de Referência da Sociedade Brasileira de Com Informática, 2003.

SBC. Diretrizes Curriculares. MEC Consulta Pública. Disponível em http://www.sbc.org.br/index.php?option=com_jdownloads&Itemid=195&task=view.download&catid=36&cid=186. Acesso em 17 de maio de 2015.

SHIVASHANKARAPPA, A. N.; RAMALINGAM, D.; SMALOV, L.; ANBAZHAGAN, N. Implementing IT Governance using Cobit: A case study focusing on critical success factors. World Congress on Internet Security WorldCIS, 2012.

SIMONSSON, M.; JOHNSON, P. The IT organization modeling and assessment tool: Correlating IT governance maturity with the effect of IT. 41st Hawaii International Conference on System Sciences, 2008.

SOHAL, A. S.; FITZPATRICK, P. IT governance and management in large Australian organisations. International journal of production economics, v. 75, pp.97-112, 2002.

TAROUCO, H. H.; GRAEML, A. R. Governança de tecnologia da informação: um panorama da adoção de modelos de melhores práticas por empresas brasileiras usuárias.

Revista Administração, São Paulo, v. 46, n. 1, pp 07-18, jan/mar, 2011.

WEILL, P.; ROSS, J. W. IT Governance. How top performers manage decision rights for superior results. Editora M. Books, 2004.

Publicado
2015-12-15
Seção
Artigos