GASTRONOMIA SUSTENTÁVEL

  • Rosilene Lima Campolina Centro Universitário UNA
  • Lucília Regina de Souza Machado Centro Universitário UNA

Resumo

A matriz tecnológica da sustentabilidade gastronômica, particularmente o movimento conhecido como ecogastronomia, tem agregado importantes contribuições às práticas de desenvolvimento local. Este artigo recupera elementos constitutivos dessa temática para abordar o perfil e a formação do tecnólogo em Gastronomia. Para tanto, recorreu à revisão de literatura. Reitera a importância da gastronomia sustentável para o turismo culinário e o desenvolvimento local, compreendendo a preservação sociocultural de identidades regionais e de comunidades, assim como de seus produtos e processos culinários. Com especificidade, aspectos culturais, econômicos e sociais, independentemente dos espaços institucionais e organizacionais, precisam ser considerados de forma integrada. Eles dizem respeito a todas as fases da produção culinária (concepção, planejamento, gerenciamento e operacionalização), domínios da atividade do tecnólogo em Gastronomia. O artigo conclui que o gastrônomo comprometido com tal perspectiva precisa interagir e integrar contribuições de diferentes disciplinas, culturas e setores. Como consequência, sua formação profissional precisa se pautar e se beneficiar das práticas da interdisciplinaridade, interculturalidade e intersetorialidade, um importante e complexo desafio pedagógico. 

Biografia do Autor

Rosilene Lima Campolina, Centro Universitário UNA
Rosilene de Lima Campolina - Mestranda em Gestão Social, Educação e Desenvolvimento Local e Docente no Centro Universitário UNA. Bacharel em Comunicação Social: Relações Públicas, Jornalismo e Publicidade. Graduada em Gastronomia e Pós-Graduada em Gestão da Qualidade em Gastronomia.
Lucília Regina de Souza Machado, Centro Universitário UNA
Resumo da biografia: Possui graduação em Ciências Sociais pela Universidade Federal de Minas Gerais (1972), mestrado em Educação pela Universidade Federal de Minas Gerais (1979), doutorado em Educação: História, Política, Sociedade pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (1984) e Pós-doutorado em Sociologia do Trabalho pelo Institut de Recherches sur les Sociétés Contemporaines (Iresco) do CNRS, França (1997-8). É professora titular aposentada da Faculdade de Educação da UFMG. Atualmente, é professora e coordenadora do Programa de Pós-graduação em Gestão Social, Educação e Desenvolvimento Local do Centro Universitário UNA.

Referências

ARAUJO, Wilma Maria Coelho et al. Da alimentação à gastronomia. Brasília: Ed. Unb, 2005. 102p.

BRILLAT-SAVARIN, J. A. A fisiologia do gosto. São Paulo: Cia. das Letras, 1995.

CMMAD - COMISSÃO MUNDIAL SOBRE O MEIO AMBIENTE. Relatório Brundtland “Our Common Future”. 2ª ed. Rio de Janeiro: FGV, 1991.

DOWBOR, Ladislau. Educação e Desenvolvimento Local. Abr. 2006. Disponível em: http://ebookbrowse.com/desenvolvimento-educacao-e-desenvolvimento-local-ladislau-dowbor-pdf-d43420498. Acesso em 29 ago. 2011.

EHLERS, E. A agricultura alternativa: uma visão histórica. Estudos Econômicos, São Paulo, v. 24, especial, p.231-262, 1996.

FREIRE, Paulo. Educação como prática da liberdade. 19 ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1989.

FREIXA, D.; CHAVES, G. Gastronomia no Brasil e no mundo. 2ª ed. Rio de Janeiro: Senac Nacional, 2012. 304p.

LERRER, Sérgio. Gastronomia Sustentável. São Paulo: Portal Gastronomia Sustentável, 2011.

MORIN, Edgar. Os sete saberes necessários à educação do futuro. 8ª ed. São Paulo: Cortez Editora, 2008.

MACIEL, M. E. Identidade Cultural e Alimentação. In: CANESQUI, A. M.; GARCIA, R. W. D. Antropologia e Nutrição: um diálogo possível. Rio de Janeiro: Editora Fiocruz, 2005. 303p.

PEDRAZA, D. F. Padrões alimentares: da teoria à prática – o caso do Brasil. MNEME Revista de Humanidades. Departamento de História da UFRN, v. 4, n. 9, fev.-mar. 2004.

PETRINI, Carlo. Slow Food: princípios da nova gastronomia. Trad. de Renata Lúcia Botina. São Paulo: Editora Senac, 2009.

PORTILHO, Fátima. Sustentabilidade Ambiental, Consumo e Cidadania. São Paulo, Cortez Editora, 2005, 255p.

TENÓRIO, Fernando G. Cidadania e Desenvolvimento Local. Ed. Unijuí – RS, 2007.

THIESEN, Juares da Silva. A interdisciplinaridade como um movimento articulador no processo ensino-aprendizagem. Revista Brasileira de Educação, v. 13, n. 39, set./dez, 2008.

Publicado
2015-12-15
Seção
Artigos