INTERAÇÕES DO PÚBLICO ATRAVÉS DAS REDES SOCIAIS: UM ESTUDO DE CASO NO SETOR DE MODA

  • Marcela Bortotti Favero Universidade de São Paulo
  • Renan Thiago Bergamaschi Saraiva Faculdade Cidade Verde
  • Douglas Veraldo Faculdade Cidade Verde
  • Fernando da Silva Feliposki Faculdade Cidade Verde
  • Pedro Henrique Bortotti Favero Faculdade Cidade Verde

Resumo

O presente trabalho teve por objetivo mapear as ações que as magazines de moda estão adotando nas redes sociais identificando as redes onde o conteúdo realmente é gerado pelo usuário. Os questionamentos surgiram após observar o aumento do poder de consumo da classe c, e por consequência a explosão das grandes magazines que oferecem produtos para esse público. Em contrapartida há o grande desenvolvimento das redes sociais como plataformas de comunicação. Este é um estudo de casos múltiplos de caráter exploratório e característica temporal transversal, com a coleta de dados realizada de maneira passiva por meio do monitoramento das redes: youtube, twitter e instagram das marcas Marisa, Pernambucanas, Riachuelo, C&A e Renner. Além disso, houve o monitoramento de blogs de moda (Meninas Malvadas, Garotas Estúpidas e blogs das marcas) e dos sites de reclama aqui.  O monitoramento aconteceu durante um período de 2 meses (dez/2014 – fev/2014), e os dados foram computados em tabelas do Excel para tratamento de forma quantitativa. Os principais resultados apontam que as grandes magazines nacionais e internacionais estão utilizando de maneira intensiva todas as redes sociais aqui pesquisadas, com foco especialmente delimitado para o público feminino, através da divulgação de produtos.

Biografia do Autor

Renan Thiago Bergamaschi Saraiva, Faculdade Cidade Verde
Mestrando em Novas Tecnologias
Douglas Veraldo, Faculdade Cidade Verde
Graduando em Ciências Econômicas
Fernando da Silva Feliposki, Faculdade Cidade Verde
Graduando em Ciências Contábeis
Pedro Henrique Bortotti Favero, Faculdade Cidade Verde
Graduando em Ciências Contábeis

Referências

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Publicado
2015-12-15
Seção
Artigos