EDUCAÇÃO EM DIREITOS HUMANOS NO ENSINO SUPERIOR: ESTRATÉGIAS POLÍTICAS, TEÓRICAS E METODOLÓGICAS

  • Clície Aparecida Pereira Lourenço Mestre em Gestão Social, Educação e Desenvolvimento Local, Centro Universitário UNA.
  • Maria Lúcia Miranda Afonso Pós Doutora em Psicologia Social. Professora do Mestrado Profissional em Gestão Social, Educação e Desenvolvimento Local, Centro Universitário UNA

Resumo

Este artigo apresenta um conjunto de estratégias políticas, teóricas e metodológicas para a inserção da educação em direitos humanos (EDH) no ensino superior, de forma comprometida com uma ação educativa apoiada na participação, na igualdade de direitos e no exercício de uma cidadania emancipatória. As estratégias indicadas demandam a adoção de múltiplas práticas que, desempenhadas de forma interdependente, podem articular conteúdos, valores, atitudes e experiências de forma flexível, crítica e transformadora. Além disso, houve a preocupação de sugerir ações que possam integrar as vivências dos educandos com as práticas sociais e educativas. Discute, assim, a necessidade da Educação em Direitos Humanos ser historicamente contextualizada, levando em conta os diferentes contextos culturais e buscando construir processos coletivos de/para a reflexão e a ação. Acredita-se que essas estratégias possam ser aperfeiçoadas conforme a necessidade e o contexto, em um processo orientado pela ética e comprometido com a construção de uma realidade social mais igualitária.

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Publicado
2015-10-02
Seção
Artigos