REPRESENTAÇÃO DO CONHECIMENTO ATRAVÉS DE PENSAMENTO VISUAL: UMA EXPERIÊNCIA EM SALA DE AULA PARA ELICITAÇÃO DE MODELOS E MAPAS COGNITIVOS

  • Guilherme Bertoni Machado Faculdade Senac Porto Alegre
  • Larissa Mariany Freiberger Pereira PPGEGC
  • Everton Ricardo Nascimento PPGEGC
  • Francisco Antonio Pereira Fialho PPGEGC
  • José Leomar Todesco PPGEGC
  • Paulo Maurício Selig PPGEGC

Resumo

Existem várias ferramentas de aprendizagem em escolas e universidades, técnicas visuais para representação de modelos mentais, como Visual Thinking, que podem ser empregadas com sucesso para representação do conhecimento, permitindo a interação entre alunos em diferentes situações, através da facilitação gráfica. O objetivo deste projeto consiste em investigar a adequação do Visual Thinking para a representação dos conhecimentos (saberes, habilidades e competências) de um grupo de alunos do curso superior de tecnologia em Análise e Desenvolvimento de Sistemas da Faculdade Senac Porto Alegre com o intuito de fazer com que estes possam usar essa técnica como uma ferramenta de aprendizagem e disseminação de conhecimento, de forma simples e capaz de se adaptar a mudanças no ambiente.

Biografia do Autor

Guilherme Bertoni Machado, Faculdade Senac Porto Alegre
Doutorando em Engenharia e Gestão do Conhecimento, Professor Universitário, Programa de Pós-Graduação em Engenharia e Gestão do Conhecimento – PPGEGC, Faculdade Senac Porto Alegre
Larissa Mariany Freiberger Pereira, PPGEGC
Mestranda em Engenharia e Gestão do Conhecimento, Programa de Pós-Graduação em Engenharia e Gestão do Conhecimento – PPGEGC
Everton Ricardo Nascimento, PPGEGC
Doutorando em Engenharia e Gestão do Conhecimento, Programa de Pós-Graduação em Engenharia e Gestão do Conhecimento – PPGEGC
Francisco Antonio Pereira Fialho, PPGEGC
Possui graduação em Engenharia Eletronica pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (1973) e em Psicologia pela Universidade Federal de Santa Catarina (1999), mestrado em Engenharia de Produção, Ergonomia, pela Universidade Federal de Santa Catarina (1992) e doutorado em Engenharia de Produção, Engenharia do Conhecimento, pela Universidade Federal de Santa Catarina (1994). Atualmente é professor Associado da Universidade Federal de Santa Catarina. Tem experiência na área de Engenharia e Gestao do Conhecimento, atuando principalmente nos seguintes temas:engenharia do conhecimento, mídias do conhecimento, eco-ergonomia, gestao do conhecimento e ergonomia cognitiva.
José Leomar Todesco, PPGEGC
Possui graduação em Matemática pela Universidade Federal de Santa Catarina (1987), graduação em Educação Física pela Universidade do Estado de Santa Catarina (1985), mestrado e doutorado em Engenharia de Produção também pela UFSC (1991 e 1995, respectivamente). Atualmente é professor associado I do departamento de Engenharia do Conhecimento da Universidade Federal de Santa Catarina, atuando no curso de Sistemas de Informação na graduação, no Programa de Pós-Graduação em Engenharia e Gestão do Conhecimento da UFSC e como pesquisador do Instituto Stela. Tem experiência na construção de Sistemas de Informação, com ênfase em Data Warehouse, Inteligência Artificial e Engenharia do Conhecimento, com interesse principalmente nos seguintes temas: business intelligence, engenharia de ontologias, sistemas de informação, representação de conhecimento, web semântica, processo de publicação de dados abertos no formato linked data.
Paulo Maurício Selig, PPGEGC
Possui graduação em Engenharia Mecânica pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (1979), mestrado em Engenharia de Produção pela Universidade Federal de Santa Catarina (1982), doutorado em Engenharia de Produção pela Universidade Federal de Santa Catarina (1993) e pós-doutorado pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2007). Atualmente é professor da Universidade Federal de Santa Catarina, membro da Associação Brasileira de Engenharia e Análise do Valor e membro da Associação Brasileira de Engenharia de Produção. Tem experiência na área de Engenharia de Produção, com ênfase em Gestão do Conhecimento, atuando principalmente nos seguintes temas: indicadores de desempenho, balanced scorecard, custos, análise do valor, gerenciamento de processos e gestão ambiental. E coordenador do Programa de Pós-Graduação em Engenharia e Gestão do Conhecimento

Referências

BENBASAT I.; GOLDSTEIN D.; MEAD M. The case research strategy in studies of information systems, _misq_, v.11, n.3, 1987, p.369-387.

BRUNNER. Visual thinking matters. 2009.

EPPLER, M. J.. A comparison between concept maps, mind maps, conceptual diagrams, and visual metaphors as complementary tools for knowledge construction and sharing. Information visualization, v. 5, pp. 202-210, 2006.

FARRAND, P.; HUSSAIN, F.; HENNESSY, E.. The efficacy of the ‘mind map’ study technique. Medical education, v.36, pp. 426-431, 2002.

GOBBO, F. E VACCARI, M., “The pomodoro technique for sustainable pace in extreme programming teams,” in agile processes in software engineering and extreme programming, lecture notes in business information processing 9, pp. 180-84, 2008, [19] http://dx.doi.org/10.1007/978-3-540-68255-4_18.

HYERLE, D. Thinking maps: visual tools for activating habits of mind. In: costa, a. L.; kallick, b. (eds.) Learning and leading with habits of mind: 16 essential characteristics for sucess. Alexandria: ascd, 2008. P. 149-174.

LEONARD, D. C.. Learning theories: a to z. Westport: greenwood press, 2002.

MENTO, A. J.; MARTINELLI, P.; JONES R. M.. Mind mapping in executive education: applications and outcomes. The journal of management development, v. 18, pp. 390-416, 1999.

OLIVEIRA, M.; MAÇADA, A.C.G.; GOLDONI, V. Análise da aplicação do método estudo de caso na área de sistemas de informação. Xxx enanpad, rio de janeiro, anpad, 2006.

ROAM, DAN. The ten (and a half) commandments of visual thinking. 2014.

SIBBET, DAVID. Graphic facilitation: transforming group process with the power of visual listening. San francisco: grove, 2006.

TAVARES, R. Construindo mapas conceituais. Ciências & cognição, rio de janeiro, v. 12, pp. 72-85, 2007.

THIOLLENT, M. Metodologia da pesquisa-ação. 8. Ed. São paulo: cortez, 1998.

VENDRAMINI, LOUISE. Palestra: pensamento visual. 2015.

YENAWINE, P. E MILLER, A. Visual thinking, images, and learning in college. About campus, 19: 2–8. Doi: 10.1002/abc.21162. 2014

Publicado
2015-12-15
Seção
Artigos