APLICAÇÕES PRÁTICAS DE EDUBLOGS AO ENSINO DE ESPANHOL COMO LÍNGUA ESTRANGEIRA
Resumo
A crescente incorporação das tecnologias digitais nas aulas de língua estrangeira provoca insegurança em muitos educadores tendo em vista a dificuldade de se utilizar, de maneira didática, muitas ferramentas disponíveis na web 2.0. Atualmente, os estudantes brasileiros de Espanhol como Língua Estrangeira (ELE) apresentam poucos conhecimentos sobre os países que tem o espanhol como língua oficial, até mesmo os que formam fronteira com o Brasil, e por isso, chegam a uma postura de preconceito ante algumas manifestações culturais. Neste sentido, o tema investigado aborda o desenvolvimento das destrezas de lectoescrita online, através da incorporação das tecnologias digitais nas aulas de ELE. Apresenta também o desenho curricular de um projeto - Espanhol sem fronteiras – integrado ao uso de blogs para o desenvolvimento geral de algumas competências comunicativas associado a temas culturais, brindando aos estudantes o conhecimento e a valorização da identidade sociocultural de cada país hispanofalante que formam fronteira com o Brasil, por meio de uma aprendizagem colaborativa e cooperativa.
Palavras-chave: Ensino. Espanhol. Edublogs. Tecnologia.
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