APLICAÇÕES PRÁTICAS DE EDUBLOGS AO ENSINO DE ESPANHOL COMO LÍNGUA ESTRANGEIRA

  • Daiane Padula Paz Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia (IFRS) - Câmpus Porto Alegre Senac Informática Porto Alegre Instituto Cervantes Porto Alegre
  • Humberto Jorge de Moura Costa Universidade Federal do Rio Grande do Sul - UFRGS Universidade do vale do Rio dos Sinos - UNISINOS Senac Informática Porto Alegre Faculdade Meridional - IMED

Resumo

A crescente incorporação das tecnologias digitais nas aulas de língua estrangeira provoca insegurança em muitos educadores tendo em vista a dificuldade de se utilizar, de maneira didática, muitas ferramentas disponíveis na web 2.0. Atualmente, os estudantes brasileiros de Espanhol como Língua Estrangeira (ELE) apresentam poucos conhecimentos sobre os países que tem o espanhol como língua oficial, até mesmo os que formam fronteira com o Brasil, e por isso, chegam a uma postura de preconceito ante algumas manifestações culturais. Neste sentido, o tema investigado aborda o desenvolvimento das destrezas de lectoescrita online, através da incorporação das tecnologias digitais nas aulas de ELE. Apresenta também o desenho curricular de um projeto - Espanhol sem fronteiras – integrado ao uso de blogs para o desenvolvimento geral de algumas competências comunicativas associado a temas culturais, brindando aos estudantes o conhecimento e a valorização da identidade sociocultural de cada país hispanofalante que formam fronteira com o Brasil, por meio de uma aprendizagem colaborativa e cooperativa.Palavras-chave: Ensino. Espanhol. Edublogs. Tecnologia.

Biografia do Autor

Daiane Padula Paz, Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia (IFRS) - Câmpus Porto Alegre Senac Informática Porto Alegre Instituto Cervantes Porto Alegre
Possui Mestrado em Ensino de Espanhol como língua Estrangeira - Máster de Enseñanza de Español como Lengua Extranjera - Universidad de Cantabria (2012), Especialização em Espanhol e Uso de Novas Tecnologias (2014), Tradução de Espanho (2012)l, e Tecnologias e Educação à Distância(2014). Graduada em Letras - Português e Espanhol pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos (2009), É professora acreditada para aplicação dos exames DELE e da plataforma AVE do Instituto Cervantes, possuindo certificação como Tutora Virtual. Tradutora Pública Juramentada e Intérprete Comercial registrada na Junta Comercial do Estado do Rio Grande do Sul (JUCERGS). Presidente do Conselho Riograndense de Professores de Espanhol (CORPE) - Biênio 2014-2016. Possui duas certificações internacionais de conhecimento de Língua Espanhola: Diploma de Español como Lengua Extranjera (DELE), nivel superior (C1) - Instituto Cervantes, Espanha. e Certificado de Espanhol Lengua y Uso (CELU), nivel avançado - Ministerio da Educação e Chancelaria Argentina, Argentina.Atua como docente na área de Letras, com ênfase na Língua Espanhola e Literatura.
Humberto Jorge de Moura Costa, Universidade Federal do Rio Grande do Sul - UFRGS Universidade do vale do Rio dos Sinos - UNISINOS Senac Informática Porto Alegre Faculdade Meridional - IMED
Possui mestrado em Computação Aplicada, especialização em Gestão de Empresas, Bacharelado em Administração e graduação em Gestão da Tecnologia da Informação. É pesquisador na área de Computação Móvel e Ubíqua e Web Semântica. É analista e desenvolvedor de software Web e Dispositivos Móveis (Java EE / C# .NET / PHP / Android / iOS). Consultor de tecnologia e Gestão Empresarial (Inovação / Computação Móvel /Gestão de Projetos / Gestão Estratégica/ITIL / COBIT / Lean StartUp/ Business Model Generation), professor (Linguagens de Programação / Banco de Dados / Gerenciamento de Projetos) e tradutor de livros de TI (Língua Inglesa). Atualmente, é membro profissional do Apple Developer Program e Android Developer Program. Também é membro da Sociedade Brasileira de Computação (SBC) e da Association for Computing Machinery (ACM). Possui certificação oficial Oracle Certified Java Programmer (OCJP) e diversas certificações na área de desenvolvimento de sistemas pela Microsoft. 

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Publicado
2015-11-10
Seção
Artigos