DESIGN GRÁFICO” E A WORLDSKILLS COMPETITION: VERTICALIZAÇÃO DO ENSINO E O MERCADO DE TRABALHO

  • Patricia Thormann ULBRA / UFRGS
  • Fabio Gonçalves Teixeira UFRGS
  • Régio Pierre da Silva UFRGS
  • Tania Luisa Koltermann da Silva UFRGS

Resumo

O presente artigo investiga como está sistematizada a formação técnica em “design gráfico”, questões relacionadas ao currículo e às diretrizes estruturantes dos cursos técnicos de nível médio, assim como seu eixo tecnológico. Além disso, esclarece o uso de nomenclaturas específicas em cada modalidade de ensino, as relações da verticalização do ensino técnico de nível médio, segundo o Ministério da Educação e as considerações relacionadas às ocupações profissionais indicadas na Classificação Brasileira de Ocupações do Ministério do Trabalho e Emprego. O artigo também explora as competições científicas nacionais e internacionais, associadas à educação profissional de nível médio, muitas vezes intituladas Olimpíadas do Conhecimento ou Torneios de Formação Profissional. As informações apresentadas utilizam o Catálogo Nacional de Cursos Técnicos proposto em 2008, a Classificação Brasileira de Ocupações, as diretrizes da Olimpíada do Conhecimento desenvolvida e organizada pelo Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial e as normas e orientações do Torneio Internacional de Formação Profissional - WorldSkills Competition, como base de verificação. Ademais, o estudo busca uma reflexão sobre a contribuição para o mercado de trabalho, bem como para o desenvolvimento tecnológico, científico e cultural da sociedade por meio da verticalização da formação técnica, apoiada pelas competições científicas na área de design gráfico.

Referências

ALMEIDA, Fernando dos Santos; SOUSA, Richard Perassi Luiz de. Aspectos do perfil profissional do designer gráfico brasileiro. Revista Educação Gráfica, Bauru, v.17, n. 01, Bauru, p.69-88, 2013. Disponível em: http://www.educacaografica.inf.br/artigos/aspectos-do-perfil-profissional-do-designer-grafico-brasileiro. Acesso em: 10 jan 2015.

AUSUBEL, D. Aquisição e retenção de conhecimento: uma perspectiva cognitiva. Lisboa: Plátano edições técnicas, 2000.

BRASIL. MEC. Catálogo nacional de cursos técnicos. Brasília, 2012. Disponível em: http://cpost.com.br/cee-rj/pdf/CNCT_catalogo_20120608.pdf . Acesso em: 15 jan. 2015.

BRASIL. MEC. Catálogo nacional de cursos técnicos. Brasília, 2014. Disponível em: http://www.dept.cefetmg.br/galerias/arquivos_download/RESOLUCOES_CEPT/2014/CATALOGO_2014.pdf. Acesso em: 18 dez. 2014.

BRASIL. MTE. Classificação Brasileira de Ocupações. 3. ed. Brasília, 2010. Disponível em: http://www.mtecbo.gov.br/cbosite/pages/saibaMais.jsf . Acesso em: 20 dez. 2014.

CASTELLS, Manuel. A Sociedade em Rede. Trad. Roneide Venancio Majer com a colaboração de Klauss Brandini Gerhardt. 8. ed. São Paulo: Paz e Terra, 2005. vol.1.

FIERGS. Gaúchos de excelência mundial. Indústria em ação: Revista da Federação das Indústrias do Estado do Rio Grande do Sul. Porto Alegre, Ano 7, n. 81, p. 16-19, agosto 2013.

IPEA. Um retrato de duas décadas do mercado de trabalho brasileiro utilizando a PNAD. Comunicado do IPEA, Brasília, DF, MTE, n. 160, 2013. Disponível em: http://www.ipea.gov.br/portal/index.php?option=com_content&view=article&id=20065. Acesso em: 09 jun. 2015.

RAMOS, Carlos Alberto; LOBO, Vinicius; ANZE, Viviani R. A importância alocativa das políticas de emprego. Mercado de trabalho conjuntura e análise. IPEA, MTE. Brasília, 2015. Disponível em: http://www.ipea.gov.br/portal/images/stories/PDFs/mercadodetrabalho/bmt_58_completo.pdf Acesso em: 10 jun. 2015.

RAMOS, Mozart Neves. O impacto da educação para o trabalho na sociedade brasileira. Boletim Técnico Senac, Rio de Janeiro, v. 40, n. 3, p. 6-17, set./dez. 2014.

SAKKIS, Ariadne. Audiência pública debate WorldSkills São Paulo 2015 no Congresso Nacional: Impactos positivos na formação dos jovens brasileiros ao sediar a maior competição de educação profissional do mundo. 26 novembro 2014. Disponível em: <http://www.portaldaindustria.com.br/cni/imprensa/2014/11/1,52476/audiencia-publica-debate-worldskills-sao-paulo-2015-no-congresso-nacional.html> Acesso em: 15 dez 2014.

SCHÖN, Donald. Educando o profissional Reflexivo: um novo design para o ensino e aprendizagem. Porto Alegre: Artmed, 2000.

SENAI. Descritivo técnico: Design Gráfico. 2012. Disponível em: http://www.rr.senai.br/site/repositorio/file/olimpiadasconhecimento/DT40_design_grafico_pt_v1.pdf. Acesso em: 12 jan. 2015.

SENAI. Relatório da olimpíada do conhecimento 2010. Brasília, 2010.

WORLDSKILLS. 2013 Annual Report Worldskills International. Amsterdam, 2013. Disponível em: https://www.worldskills.org/about/organization/wsi/annual-report/. Acesso em: 15 fev. 2015.

WORLDSKILLS. Apresentação WorldSkills 2015. São Paulo, 2014. Disponível em: http://documents.pageflip-flap.com/NHPpfZzrhq6dd56#.VPnje2Y51Mk=&p=15 . Acesso em: 25 jan. 2015.

Publicado
2015-12-15
Seção
Artigos