REPRESENTAÇÕES SOCIAIS ACERCA DA EDUCAÇÃO TÉCNICA E TECNOLÓGICA: INFLUÊNCIAS SOBRE A DEMANDA ACADÊMICA DO CURSO DE TECNOLOGIA EM EVENTOS/FURG-SVP
Resumo
O presente artigo tem como objetivo divulgar a análise da pesquisa realizada acerca das interferências sobre a escolha pelo Curso Superior de Tecnologia em Eventos oferta pela FURG no campus de Santa Vitória do Palmar. A pesquisa foi realizada através de um questionário aplicado ao público geral de um evento e aos alunos do terceiro ano do ensino médio. Dentre os fatores analisado na pesquisa estão as representações sociais referentes aos cursos superiores de tecnologia em paralelo aos cursos técnicos com intuito de compreender em que medida esses conhecimentos do senso comum intervinham na escolha por um curso de tecnologia. Observou-se que a presença da cadeia produtiva representa um fator fundamental para consolidação do curso. Chegou-se à conclusão de que o desconhecimento sobre os diferenciais entre os cursos de nível e nível tecnológico bem como do próprio curso resultam na baixa demanda de estudantes, assim como outros fatores estruturais associados ao município de Santa Vitória do Palmar.
Referências
ABEOC – ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE EMPRESA DE EVENTOS. Foz do Iguaçu é destaque em turismo de negócios e eventos. 20 Out. 2014. Disponível em <http://www.abeoc.org.br/2014/10/foz-do-iguacu-e-destaque-em-turismo-de-negocios-e-eventos/> Acesso em: 13 Abr. 2015
ANDRADE, Andréa Faria de Barros. Cursos Superiores de Tecnologia: um estudo de sua demanda sob a ótica dos estudantes. 2010. 152p. Dissertação (Mestrado em Educação), Faculdade de Educação, Universidade de Brasília, Brasília, 2009.
BRASIL. Conselho Nacional de Educação/Conselho Pleno 3 de 18 de dezembro de 2002. Institui as Diretrizes Curriculares Nacionais Gerais para a organização e o funcionamento dos cursos superiores detecnologia. Diário Oficial da União. Brasília, p. 162, 23 dez. 2002. Seção 1.
BRASIL. Ministério da Educação. Secretaria de Educação Profissional e Tecnológica. Catálogo Nacional de Cursos Superiores de Tecnologia. Catálogo. Brasília, 2010.
BRASIL. Conselho Nacional de Educação/Conselho Pleno nº29 de 03 de dezembro de 2002. Diretrizes Curriculares Nacionais Gerais para a Educação Profissional de Nível Tecnológico. Diário Oficial da União. Brasília, p. 162, 13 dez. 2002. Seção 1.
BRASIL. Conselho Nacional de Educação/Câmara de Educação Básica nº 16/99. Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Profissional de Nível Técnico.
GUARESCHI, Pedrinho A. Representações Sociais: alguns comentários oportunos. In: SCHULZE, Célia Maria Nascimento. Novas contribuições para a teorização e pesquisa em representação social. Florianópolis: ANPEPP, 1996.
GUARESCHI, Pedrinho A.; JOVCHELOVITCH, Sandra. Introdução. In: ______. Textos em representações sociais. 8.ed. Petrópolis, RJ: Vozes, 1995. p. 17-25.
JOVCHELOVITCH, Sandra. Representações sociais e esfera pública: a construção simbólica dos espaços públicos no Brasil. Petrópolis: Vozes, 2000.
MOSCOVICI, Serge. Representações sociais: investigações em psicologia social. 3.ed. Petrópolis, RJ: Vozes, 2003.
TAKAHASHI, Adriana Roseli Wünsch; AMORIM, Wilson Aparecido Costa de. Reformulação e expansão dos cursossuperiores de tecnologia no Brasil:as dificuldades da retomada daeducação profissional. Ensaio: avaliação e políticas públicas em educação. Rio de Janeiro, v. 16, n. 59, p. 207-228, abr./jun. 2008.
TELES, Reinaldo Miranda de Sá.Turismo Urbano na Cidade de São Paulo: a importância de alguns segmentos e seus reflexos na configuração do espaço. Turismo em Análise, São Paulo v. 18, n. 2, p. 184-196, novembro 2007
Os Direitos autorais dos artigos publicados neste periódico pertencem aos autores, e os direitos da primeira publicação são garantidos à revista. Por serem publicados em um periódico de acesso livre, os artigos são de uso gratuito, com atribuições próprias, em atividades educacionais e não comerciais.