PROMOÇÃO DA PARTICIPAÇÃO DOS USUÁRIOS NO DESENVOLVIMENTO DE UM REPOSITÓRIO PARA RECURSOS EDUCACIONAIS ABERTOS
Resumo
Este artigo defende, com base em uma revisão histórica dos principais movimentos que levaram à criação dos Recursos Educacionais Abertos (REA), que esta tecnologia educacional está embebida de valores fundamentais para a sociedade atual. Da mesma forma, os repositórios eletrônicos destinados a coletar e disponibilizar estes recursos devem compartilhar destes valores. Com base em uma concepção de tecnologia nem neutra, nem determinista, que reconhece a construção social dos artefatos tecnológicos e que estes carregam os valores do ambiente em que foram concebidos, sugere-se que a filosofia e a ética que sustentam o movimento REA devem ser preservados e ampliados. Esta preservação de valores passa, inclusive, pelas escolhas feitas na implementação das tecnologias empregadas na construção dos repositórios REA para uso da sociedade. Este trabalho sugere a adoção do Design Participativo, com foco em seus princípios éticos e na participação de todos os envolvidos, em oposição às práticas mais comuns e difundidas da Interação Humano Computador, como ferramenta de desenvolvimento por acreditar que ele compartilha destes mesmos valores.Referências
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