CONFORTO E FUNCIONALIDADE: MODIFICAÇÕES NA MODELAGEM E NOS AVIAMENTOS DE PEÇAS DE VESTUÁRIO INFANTIS MASCULINAS
Resumo
Este estudo emergiu da pretensão de conceber peças de vestuário para meninos de 1 a 5 anos, as quais fossem práticas para vestir e contribuíssem para a sua independência. O trabalho foi desenvolvido no decorrer do processo de concepção e desenvolvimento de uma coleção de moda infantil, direcionada ao vestuário masculino no ano de 2014. Iniciou com o mapeamento de necessidades de conforto e funcionalidade no vestuário infantil masculino, a partir da observação de meninos em uma escola de educação infantil na cidade de Imbé/RS. Após a realização do experimento, ocorreu o processo de desenvolvimento, no qual as autoras buscaram alterar a configuração de peças de vestuário, por meio de mudanças na modelagem e optando por aviamentos funcionais. Por fim, comprovou-se que as mudanças sutis nas peças proporcionaram praticidade e conforto aos usuários, e que as alterações mencionadas eram de fácil incorporação a projetos de moda com objetivos semelhantes.
Palavras-chave: Conforto. Funcionalidade. Modelagem. Vestuário infantil.
Referências
BELMIRO, Arnaldo. Modelagem para confecção de roupas. Rio de Janeiro: Tecnoprint S. A., 1985.
DUBURG, Annette; TOL, Rixt van der. Moulage: Arte e técnica no design de moda. Porto Alegre: Bookman, 2012.
GALLAHUE, David; OZMUN, John. Compreendendo o desenvolvimento motor. 3 ed. São Paulo: Phorte. 2005.
HEINRICH, Daiane Pletsch. Modelagem e técnicas de interpretação para a confecção industrial. 2 ed. Novo Hamburgo: Feevale, 2007.
HEINRICH, Daiane Pletsch; CARVALHO, Ângelo Fernandes; BARROSO, Mônica Frias Paz. Conforto do vestuário- princípios ergonômicos aplicados ao design centrado no usuário. In: 5 Congresso Internacional de pesquisa em Design. Bauru, 2009. Anais do CIPED 2009.
JAFFER, H; RELIS, N. Draping for fashion design. New Jersey: Pearson Prentice Hall, 2005.
MALDONADO, Tomas. The idea of confort. In: Design Issues. Vol. 8. p. 35-43, 1991.
PAPALIA, Diane; OLDS, Sally Wendkos. Desenvolvimento humano. 7 ed. Porto
Alegre: Artes Médicas Sul, 2000.
PRODANOV, Cléber Cristiano. Manual de Metodologia Científica. Novo Hamburgo: Feevale. 2006.
SABRA, Flávio. Modelagem, tecnologia em produção de vestuário. São Paulo: Estação das letras e cores, 2009.
SCHMID, Aloísio Leoni. A Ideia de Conforto: Reflexões sobre o ambiente construído. Curitiba: Pacto Ambiental, 2005.
SENTHILKUMAR, P; DASARADAN, B S. Comfort Properties of Textiles, In: IE (I) Journal–TX. Disponível em: < http://www.ieindia.org/pdf/88/88TX101.pdf> Acesso em 09 abr. 2015.
SLATER, K. The Assessment of Comfort, In: Journal Textile Institute. vol. 77, n° 3, 1986. pp. 157-171. Disponível em: <http://zjff.net:81/files/20131111/1384147833020_22.pdf >. Acesso em 16 de set. 2015.
SLATER, K. Subjective Textile Testing, In: Journal Textile Institute. vol 88 Part 1, n° 2, 1997, pp. 79-91. Disponível em:
<http://www.tandfonline.com/doi/pdf/10.1080/00405009708658532?redirect=1>. Acesso em 16 de set. 2015.
TAVANO, Patrícia Teixeira. Anatomia do recém-nascido e da criança: características gerais. IN: Ensaios e Ciência: Ciências Biológicas, Agrárias e da Saúde. v. 12, n. 1, p. 63-76, 2008. Disponível em: <http://www.redalyc.org/ articulo. o a? id= 26012806006>. Acesso em 12 de set. 2014.
TREPTOW, Dóris. Inventando moda: planejamento de coleção. D. Treptow, 5. ed. São Paulo: 2013.
VAN DER LINDEN, Júlio Carlos de Souza. Um modelo descritivo da percepção de conforto e de risco em calçados femininos. Tese de doutorado. Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Escola de Engenharia. Programa de Pós-Graduação em Engenharia de Produção. Disponível em <http://www.lume.ufrgs.br/handle/10183/4746>. Acesso em 10 de set. 2014.
WAGES, Teresa Beth. The design and development or a measure for comfort in clothing. Thesis. Texas, 1974.
Os Direitos autorais dos artigos publicados neste periódico pertencem aos autores, e os direitos da primeira publicação são garantidos à revista. Por serem publicados em um periódico de acesso livre, os artigos são de uso gratuito, com atribuições próprias, em atividades educacionais e não comerciais.