REFLEXÕES SOBRE MODA E SOCIEDADE EM TEMPOS DE CONSUMO ECOLÓGICO

  • Denise Ouriques Medeiros Universidade Federal de Santa Catarina
  • Richard Perassi Luiz de Sousa Universidade Federal de Santa Catarina

Resumo

A moda expressa como a pessoa sente-se como indivíduo e como quer ser percebida pelos outros. Na nova sociedade globalizada e tecnologicamente conectada, as pessoas podem pertencer a várias ‘tribos’ em diferentes momentos ou ao mesmo tempo. O movimento da compra é um trabalho de aculturação. Da escolha de objetos é que surgirá a identidade que o indivíduo permitirá ser exposta ao mundo. Mas, se por motivos financeiros, essa escolha não puder ser livre, existe a simulação: o caráter simbólico do objeto é o que vai contar. No entanto, com o novo paradigma ambiental e a influência do marketing, a sociedade ainda não encontrou seu caminho para a solução ética e ecológica. Enquanto isso, abrem-se outros caminhos, como o do arquiteto e designer Eugene Tsui, que aborda a moda baseando-se no biomimetismo para buscar a funcionalidade e a eficiência procuradas.

Palavras-chave: Moda. Consumo. Ecologia.


Biografia do Autor

Denise Ouriques Medeiros, Universidade Federal de Santa Catarina
Arquiteta e urbanista, pesquisadora do SIGMO - Grupo de Significação da Marca, Informação e Comunicação Organizacional, mestranda do PosDesign/CCE/UFSC
Richard Perassi Luiz de Sousa, Universidade Federal de Santa Catarina
Professor doutor do PosDesign/CCE/UFSC, líder do SIGMO - Grupo de Significação da Marca, Informação e Comunicação Organizacional

Referências

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Publicado
2016-07-18
Seção
Artigos