CAPACITAÇÃO PROFISSIONAL PARA O ENSINO DO ALUNO COM NECESSIDADES EDUCATIVAS ESPECIAIS NA ESCOLA PÚBLICA

  • Shirley Ayako Tanaka Murata
  • Edwaldo Costa
  • Suélen Keiko Hara Takahama

Resumo

Este trabalho tem como objetivo enfatizar a necessidade de se pensar na verdadeira inclusão dos alunos com necessidades especiais. Nesse âmbito, os contextos abordados são cultural, financeiro, físico e, principalmente, a capacitação dos profissionais envolvidos. Assim, é possível mostrar que a escola pública tem possibilidade de proporcionar aprendizagem e facilitar a inclusão, quer fornecendo materiais didáticos adaptados, quer oferecendo cursos aos educadores com a finalidade de conhecer novas práticas de ensino e adaptação no currículo escolar. A formação do professor deve ser um processo contínuo, sendo essencial considerar e valorizar o saber no processo de inclusão, atentando-se para que estejam preparados para atuar no sistema regular de ensino junto às escolas públicas.

P a l a v r a s - c h a v e : Capacitação profissional. Educação especial. Educação inclusiva.

 

Publicado
2014-07-25
Seção
Artigos