MODOS DE VIDA EM MUDANÇA: UMA REFLEXÃO SOBRE TURISMO RURAL A PARTIR DAS PRÁTICAS ALIMENTARES
Resumo
O objetivo deste artigo é refletir sobre os efeitos do turismo rural nos modos de vida da família proprietária da Pousada Fazenda do Amor. Este olhar se dá a partir das práticas alimentares em contexto de interação no encontro turístico entre visitantes e familiares sob o prisma do desenvolvimento rural e na perspectiva dos sujeitos locais. A etnografia foi usada como método de pesquisa, utilizando as técnicas de observação participante, diário de campo e entrevistas semiestruturadas. Os dados coletados foram elencados em categorias utilizando o software NVivo, na versão 9.0. Os resultados apontam que a interação cultural promovida pelo turismo juntamente com a pecuária e as mídias sociais, são agentes ativos nos processos de mudança cultural. Neste sentido, o turismo é um agente transformador importante que possibilita a melhoria na renda e manutenção do patrimônio familiar, o que é demonstrado pela ampliação e modernização da pecuária, pela oportunidade de estudo universitário dos filhos e, principalmente, pela permanência no campo, onde a terra é valorada como patrimônio familiar no contexto das histórias de vida daqueles que nela habitam.
Palavras-chave: Turismo rural. Desenvolvimento rural. Contato intercultural. São José dos Ausentes. Brasil.
Referências
AMON, Denise; MENASCHE, Renata. Comida como narrativa de memória social. Sociedade e Cultura, Porto Alegre, v.11, p. 13-21, 2008.
BARRETTO, Margarita. Cultura e turismo: discussões contemporâneas. Campinas: Papirus, 2007.
BARRETTO, Margarita. Turismo étnico y tradiciones inventadas. In: CONGRESSO DE ANTROPOLOGÍA, 10., 2005, Sevilla. El encuentro del turismo com el patrimônio cultural: concepciones teóricas y modelos de aplicacion. Sevilla: Fundación El Monte, 2005.
BARRETTO, Margarita. As ciências sociais aplicadas ao turismo. In: SERRANO, Célia; BRUHNS, Heloisa Torini; LUCHIARI, Maria Tereza. Olhares contemporâneos do turismo. Campinas: Papirus, 2000.
CARNEIRO, Maria José; MALUF, Renato (Org.). Para além da produção: multifuncionalidade e agricultura familiar. Rio de Janeiro: Mauad, 2003.
COSTA BEBER, Ana Maria. As mudanças socioculturais no turismo rural: o caso de uma pousada familiar. 2004. Dissertação (Mestrado em Turismo e Hotelaria) – Programa de Pós-Graduação em Turismo e Hotelaria, Universidade de Caxias do Sul, Caxias do Sul, 2004.
COSTA BEBER, Ana Maria. TURISMO RURAL, MODOS DE VIDA EM MUDANÇA E PERCEPÇÕES DO RURAL: um estudo a partir das práticas alimentares de famílias rurais em contexto de interação com turistas. Tese (Doutorado) – Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Faculdade de Ciências Econômicas, Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento Rural. Porto Alegre, RS, 2012.
CRISTOVÃO, Artur. O mundo rural: entre as representações (dos urbanos) e os benefícios reais (para os rurais). In: RIEDL, Mario; ALMEIDA, Joaquin Anécio; VIANA, Andyara Lima Barbosa. Turismo rural: tendências e sustentabilidade. Santa Cruz do Sul, 2002.
DAMATTA, Roberto. O que faz o Brasil, Brasil? Rio de Janeiro: Rocco, 1986.
FIGUEIREDO, Elisabete Maria Melo. Um rural cheio de futuros? In: FIGUEIREDO, Elisabete Maria Melo et al. O rural plural: olhar o presente, imaginar o futuro. Castro Verde: 100LUZ, 2011.
GRABUN, Nelson. Antropologia ou antropologias do Turismo? In: GRABUN, Nelson et al. Turismo e Antropologia: novas abordagens. Campinas: Papirus, 2009.
SANTANA, Augustín T. Antropologia do turismo: analogias, encontros e relações. São Paulo: Aleph, 2009.
SANTANA, Augustín Talavera. O rural como produto turístico: algo de novo brilha sob o sol? In: SERRANO, Célia; BRUHNS, Heloisa Torini; LUCHIARI, Maria Tereza. Olhares contemporâneos do Turismo. Campinas: Papirus, 2000.
SILVA, José Graziano da. O novo rural brasileiro. Campinas: Unicamp, 2002.
WANDERLEY, Maria Nazareth B. O mundo rural como um espaço de vida: reflexões sobre a propriedade da terra, agricultura familiar e ruralidade. Porto Alegre: Ed. UFRGS, 2009.
CONTRERAS, Jésus. Patrimônio e globalização: o caso das culturas alimentares. In: CANESQUI, Ana Maria; GRACIA, Rosa W. D. (Org.). Antropologia e nutrição: um diálogo possível. Rio de Janeiro: Fiocruz: 2005.
Os Direitos autorais dos artigos publicados neste periódico pertencem aos autores, e os direitos da primeira publicação são garantidos à revista. Por serem publicados em um periódico de acesso livre, os artigos são de uso gratuito, com atribuições próprias, em atividades educacionais e não comerciais.