MODOS DE VIDA EM MUDANÇA: UMA REFLEXÃO SOBRE TURISMO RURAL A PARTIR DAS PRÁTICAS ALIMENTARES

  • Ana Maria Costa Beber Cursando Estágio Pós Doutoral no Programa de Pós-Graduação em Turismo e Hospitalidade (UCS); Doutora pelo Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento Rural (UFRGS). Membro do Grupo de Estudos e Pesquisas em Alimentação e Cultura. Bolsista CNPq. fone: (51) 92419233
  • Susana Gastal Doutora. Professor, pesquisadora e orientadora no Programa de Pós-Graduação em Turismo e Hospitalidade (UCS). Bolsista CNPq de Produtividade em Pesquisa 2. E-mail: susana.gastal@gmail.com - fone: (51) 91582005
  • Renata Menasche Doutora. Professor, pesquisadora e orientadora no Programa de Pós-Graduação em Turismo e Hospitalidade (UCS). Bolsista CNPq de Produtividade em Pesquisa 2. E-mail: susana.gastal@gmail.com - fone: (51) 91582005

Resumo

O objetivo deste artigo é refletir sobre os efeitos do turismo rural nos modos de vida da família proprietária da Pousada Fazenda do Amor. Este olhar se dá a partir das práticas alimentares em contexto de interação no encontro turístico entre visitantes e familiares sob o prisma do desenvolvimento rural e na perspectiva dos sujeitos locais. A etnografia foi usada como método de pesquisa, utilizando as técnicas de observação participante, diário de campo e entrevistas semiestruturadas. Os dados coletados foram elencados em categorias utilizando o software NVivo, na versão 9.0. Os resultados apontam que a interação cultural promovida pelo turismo juntamente com a pecuária e as mídias sociais, são agentes ativos nos processos de mudança cultural. Neste sentido, o turismo é um agente transformador importante que possibilita a melhoria na renda e manutenção do patrimônio familiar, o que é demonstrado pela ampliação e modernização da pecuária, pela oportunidade de estudo universitário dos filhos e, principalmente, pela permanência no campo, onde a terra é valorada como patrimônio familiar no contexto das histórias de vida daqueles que nela habitam.

Palavras-chave: Turismo rural. Desenvolvimento rural. Contato intercultural. São José dos Ausentes. Brasil.

Biografia do Autor

Ana Maria Costa Beber, Cursando Estágio Pós Doutoral no Programa de Pós-Graduação em Turismo e Hospitalidade (UCS); Doutora pelo Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento Rural (UFRGS). Membro do Grupo de Estudos e Pesquisas em Alimentação e Cultura. Bolsista CNPq. fone: (51) 92419233
Doutora pelo Programa de Pós-graduação em Desenvolvimento Rural (PGDR) pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul - UFRGS (2012), mestre em Turismo pela Universidade de Caxias do Sul - UCS (2004), especialista em Administração Estratégica de Serviços pela Universidade de Caxias do Sul (2002), graduada em Turismo pela Universidade de Caxias do Sul (2000) e em Hotelaria pela Universidade de Caxias do Sul (2001). Atualmente está realizando Estágio Pós doutoral pelo Programa de Pós-Graduação em Turismo e Hospitalidade da Universidade de Caxias do Sul. Tem experiência docente em Turismo e Hotelaria, consultoria na área de Turismo e atuação em pesquisa nos temas: desenvolvimento rural, turismo rural, patrimônio cultural, mudanças socioculturais em turismo rural e antropologia da alimentação.
Susana Gastal, Doutora. Professor, pesquisadora e orientadora no Programa de Pós-Graduação em Turismo e Hospitalidade (UCS). Bolsista CNPq de Produtividade em Pesquisa 2. E-mail: susana.gastal@gmail.com - fone: (51) 91582005
Professor Doutor Titular na Universidade de Caxias do Sul. Pesquisador e Orientador do Programa de Pós-Graduação em Turismo na mesma Universidade. Estágio Pós-Doutoral na Universidade Católica Portuguesa (2012-2013). Doutorado em Comunicação Social pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (2002). Mestrado em Artes Visuais pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (1995). Graduação em Comunicação Social pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (1974). Atua na área de Turismo e na área cultural como editor, curador e produtor. Tem diversos livros publicados além de artigos em revistas acadêmicas. Coordenou o NP Comunicação, Turismo e Hospitalidade da Intercom, entre 2005-2008; coordena o GT Produção Simbólica do Semintur. Foi diretor científico da Associação Nacional de Pesquisa e Pós-Graduação em Turismo (ANPTUR) no biênio 2009-2011 e atualmente é membro do seu Conselho Científico. Eleito em 2013 como Destaque em Pesquisa - ANPTUR. É bolsista CNPq de Produtividade em Pesquisa 2.
Renata Menasche, Doutora. Professor, pesquisadora e orientadora no Programa de Pós-Graduação em Turismo e Hospitalidade (UCS). Bolsista CNPq de Produtividade em Pesquisa 2. E-mail: susana.gastal@gmail.com - fone: (51) 91582005
Sou professora do Instituto de Ciências Humanas da Universidade Federal de Pelotas (UFPel), vinculada ao Departamento de Antropologia e Arqueologia. Professora do Curso de Bacharelado em Antropologia e pesquisadora do Laboratório de Estudos Agrários e Ambientais (LEAA). Professora permanente do Programa de Pós-Graduação em Antropologia (PPGA/UFPel), exercendo atualmente sua Coordenação. Professora colaboradora do Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento Rural da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (PGDR/UFRGS). Doutora em Antropologia Social pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (PPGAS/UFRGS, 2003), tendo realizado estágio doutoral junto ao Laboratoire dAnthropologie Sociale da École des Hautes Études en Sciences Sociales (EHESS, 2001). Mestre pelo Programa de Pós-Graduação de Ciências Sociais em Desenvolvimento, Agricultura e Sociedade, da Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (CPDA/UFRRJ, 1996). Coordeno o Grupo de Estudos e Pesquisas em Alimentação e Cultura - GEPAC (http://www.ufrgs.br/pgdr/gepac/). Minha produção, ensino e orientações situam-se na convergência dos estudos da alimentação, do consumo e do rural.

Referências

AMON, Denise; MENASCHE, Renata. Comida como narrativa de memória social. Sociedade e Cultura, Porto Alegre, v.11, p. 13-21, 2008.

BARRETTO, Margarita. Cultura e turismo: discussões contemporâneas. Campinas: Papirus, 2007.

BARRETTO, Margarita. Turismo étnico y tradiciones inventadas. In: CONGRESSO DE ANTROPOLOGÍA, 10., 2005, Sevilla. El encuentro del turismo com el patrimônio cultural: concepciones teóricas y modelos de aplicacion. Sevilla: Fundación El Monte, 2005.

BARRETTO, Margarita. As ciências sociais aplicadas ao turismo. In: SERRANO, Célia; BRUHNS, Heloisa Torini; LUCHIARI, Maria Tereza. Olhares contemporâneos do turismo. Campinas: Papirus, 2000.

CARNEIRO, Maria José; MALUF, Renato (Org.). Para além da produção: multifuncionalidade e agricultura familiar. Rio de Janeiro: Mauad, 2003.

COSTA BEBER, Ana Maria. As mudanças socioculturais no turismo rural: o caso de uma pousada familiar. 2004. Dissertação (Mestrado em Turismo e Hotelaria) – Programa de Pós-Graduação em Turismo e Hotelaria, Universidade de Caxias do Sul, Caxias do Sul, 2004.

COSTA BEBER, Ana Maria. TURISMO RURAL, MODOS DE VIDA EM MUDANÇA E PERCEPÇÕES DO RURAL: um estudo a partir das práticas alimentares de famílias rurais em contexto de interação com turistas. Tese (Doutorado) – Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Faculdade de Ciências Econômicas, Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento Rural. Porto Alegre, RS, 2012.

CRISTOVÃO, Artur. O mundo rural: entre as representações (dos urbanos) e os benefícios reais (para os rurais). In: RIEDL, Mario; ALMEIDA, Joaquin Anécio; VIANA, Andyara Lima Barbosa. Turismo rural: tendências e sustentabilidade. Santa Cruz do Sul, 2002.

DAMATTA, Roberto. O que faz o Brasil, Brasil? Rio de Janeiro: Rocco, 1986.

FIGUEIREDO, Elisabete Maria Melo. Um rural cheio de futuros? In: FIGUEIREDO, Elisabete Maria Melo et al. O rural plural: olhar o presente, imaginar o futuro. Castro Verde: 100LUZ, 2011.

GRABUN, Nelson. Antropologia ou antropologias do Turismo? In: GRABUN, Nelson et al. Turismo e Antropologia: novas abordagens. Campinas: Papirus, 2009.

SANTANA, Augustín T. Antropologia do turismo: analogias, encontros e relações. São Paulo: Aleph, 2009.

SANTANA, Augustín Talavera. O rural como produto turístico: algo de novo brilha sob o sol? In: SERRANO, Célia; BRUHNS, Heloisa Torini; LUCHIARI, Maria Tereza. Olhares contemporâneos do Turismo. Campinas: Papirus, 2000.

SILVA, José Graziano da. O novo rural brasileiro. Campinas: Unicamp, 2002.

WANDERLEY, Maria Nazareth B. O mundo rural como um espaço de vida: reflexões sobre a propriedade da terra, agricultura familiar e ruralidade. Porto Alegre: Ed. UFRGS, 2009.

CONTRERAS, Jésus. Patrimônio e globalização: o caso das culturas alimentares. In: CANESQUI, Ana Maria; GRACIA, Rosa W. D. (Org.). Antropologia e nutrição: um diálogo possível. Rio de Janeiro: Fiocruz: 2005.

Publicado
2016-07-18
Seção
Artigos