CIDADANIA, DIREITOS HUMANOS E MEIO AMBIENTE: A PROMOÇÃO DA EDUCAÇÃO AMBIENTAL PARA UMA VIDA COM QUALIDADE
Resumo
A educação ambiental tem sido um tema recorrente nas discussões em conferências mundiais, nos meios de comunicação e nas escolas. Existe atualmente uma expressiva preocupação com a conscientização ambiental e com o desenvolvimento de atitudes sólidas para sua preservação, uma vez que o direito ao meio ambiente ecologicamente equilibrado transcende gerações. Busca-se, portanto, a transformação da maneira de agir das pessoas, incentivando mudanças na postura frente às questões de preservação do meio ambiente. Esee, visto como novo direito fundamental, não pode ser considerado de maneira isolada, sendo indispensável sua universalização no contexto histórico, social e dos avanços da sociedade. O objetivo do presente estudo é analisar a importância da interligação dos Direitos Fundamentais com o Direito Ambiental e a preservação do meio ambiente ecologicamente equilibrado, tendo a educação ambiental como processo essencial ao desenvolvimento de novos comportamentos e uma nova consciência e ética ambiental. Nesse sentido, são discutidos aspectos relacionados à educação formal e informal sob o enfoque interdisciplinar, que traz o conflito de se desenvolver projetos de conteúdos a serem trabalhados de forma transversal, a importância do trabalho coletivo para a transformação social, que recai sobre a questão da cidadania. O resultado da pesquisa aponta para a necessidade de um trabalho contínuo e de parceria entre escola, família e sociedade, priorizando a mudança de suas atitudes, pois se trata de educação de crianças, jovens e adultos.
P a l a v r a s - c h a v e : Cidadania. Direitos fundamentais. Educação ambiental. Preservação do ambiente. Sustentabilidade.
Os Direitos autorais dos artigos publicados neste periódico pertencem aos autores, e os direitos da primeira publicação são garantidos à revista. Por serem publicados em um periódico de acesso livre, os artigos são de uso gratuito, com atribuições próprias, em atividades educacionais e não comerciais.