PRÁTICAS INTERDISCIPLINARES NA PÓS-GRADUAÇÃO: A EXPERIÊNCIA DE UM MESTRADO INTERDISCIPLINAR E PROFISSIONAL

  • Adilene Gonçalves Quaresma PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM GESTÃO SOCIAL, EDUCAÇÃO E DESENVOLVIMENTO LOCAL DO CENTRO UNIVERSITÁRIO UNA

Resumo

Este artigo apresenta e discute os resultados da pesquisa sobre as práticas interdisciplinares desenvolvidas no Programa de Pós-graduação em Gestão Social, Educação e Desenvolvimento Local do Centro Universitário Una. Sendo um programa interdisciplinar profissional integrante da área multidisciplinar da CAPES, coloca-se para esse o desafio de desenvolver a interdisciplinaridade na sua prática educativa. Nesse sentido, justifica-se a análise empreendida neste artigo, que obtiva apresentar e discutir tais práticas. Quanto à abordagem, constituiu-se em uma pesquisa quali quantitativa. Quanto ao tipo de pesquisa, compreendeu pesquisa bibliográfica com análise de livros e artigos sobre práticas pedagógicas interdisciplinares no ensino superior e estudo de caso através do qual foram analisadas as práticas pedagógicas interdisciplinares desenvolvidas no Programa, as capacidades que essas desenvolvem no processo de ensino-aprendizagem e a visão dos alunos sobre as mesmas. Considera-se que as práticas interdisciplinares desenvolvidas no Programa, na visão dos alunos, têm contribuído para o desenvolvimento de capacidades que permitem estabelecer relação entre teoria e prática, conhecimento e mundo do trabalho, bem como o diálogo entre conhecimentos e profissionais de diferentes campos de trabalho. 

 

Palavras-chave: Educação Profissional. Mestrado Profissional. Interdisciplinaridade. Trabalho e Educação.

Biografia do Autor

Adilene Gonçalves Quaresma, PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM GESTÃO SOCIAL, EDUCAÇÃO E DESENVOLVIMENTO LOCAL DO CENTRO UNIVERSITÁRIO UNA

Doutora em Educação (2011), pela Universidade Federal de Minas Gerais - UFMG, Mestre em Tecnologia área de concentração: Educação Tecnológica (2004), pelo Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais CEFET-MG, especialista em Gestão Teórico-Prática (1999), pelo Centro Universitário Newton Paiva e graduada em Pedagogia (1994), pela Universidade Federal de Minas Gerais - UFMG. Atualmente é professora no Mestrado Profissional Interdisciplinar em Gestão Social, Educação e Desenvolvimento Local, no Centro Universitário UNA, no qual orienta pesquisas de caráter interdisciplinar e desenvolve pesquisa sobre os aspectos pedagógicos da formação no mestrado profissional e nos cursos de Pedagogia do Centro Universitário Una e da Faculdade da Cidade de Santa Luzia. Tem experiência como professora e coordenadora pedagógica na Educação Básica em escolas públicas e particulares, destacando-se experiência como coordenadora pedagógica e professora na Educação Infantil, no Ensino Fundamental no Ciclo Inicial de Alfabetização e Letramento, EJA, coordenação de projetos de Educação Ambiental e assessoria de escolas na construção do Projeto Político-Pedagógico. As pesquisas no mestrado e no doutorado, tiveram como temática a relação trabalho-educação em experiências de educação para trabalhadores do campo e da cidade e os artigos em livro, revistas e congressos têm discutido a pedagogia da relação trabalho-educação; Ontologia do Trabalho; Pedagogia do Trabalho; Pedagogia Dialética; Politecnia; Formação Humana Integrada; Educação do/no Campo; Pedagogia no/do MST; Pedagogia da Práxis; Teoria da Complexidade e Pedagogia; Gestão Social, Educação e Desenvolvimento Local; Gestão Escolar; Projeto Político-Pedagógico;Alfabetização e Letramento,Interdisciplinaridade no Ensino Superior e Mestrado Profissional.

Referências

BRASIL, Capes. Documento Interdisciplinar 2013.

JAPIASSU, H. Interdisciplinaridade e patologia do saber. Rio de da Área Janeiro: Imago, 1976.

RODRIGUES, G. S. S. C.. A análise interdisciplinar de processos de licenciamento ambiental no estado de Minas Gerais: conflitos entre velhos e novos paradigmas. In.: Sociedade & Natureza, Uberlândia, n. 22, p. 267-282, ago., 2010.

SAUPE, R.; CUTOLO, L. R. A.; WENDHAUSEN, Á. L. P.; BENITO, G. A. V.. Competência dos profissionais da saúde para o trabalho interdisciplinar. In.: Interface - Comunic, Saúde, Educ, v. 9, n.18, p. 521-36, set/dez., 2005.

Publicado
2016-12-21
Seção
Artigos