PRÁTICAS INTERDISCIPLINARES NA PÓS-GRADUAÇÃO: A EXPERIÊNCIA DE UM MESTRADO INTERDISCIPLINAR E PROFISSIONAL
Resumo
Este artigo apresenta e discute os resultados da pesquisa sobre as práticas interdisciplinares desenvolvidas no Programa de Pós-graduação em Gestão Social, Educação e Desenvolvimento Local do Centro Universitário Una. Sendo um programa interdisciplinar profissional integrante da área multidisciplinar da CAPES, coloca-se para esse o desafio de desenvolver a interdisciplinaridade na sua prática educativa. Nesse sentido, justifica-se a análise empreendida neste artigo, que obtiva apresentar e discutir tais práticas. Quanto à abordagem, constituiu-se em uma pesquisa quali quantitativa. Quanto ao tipo de pesquisa, compreendeu pesquisa bibliográfica com análise de livros e artigos sobre práticas pedagógicas interdisciplinares no ensino superior e estudo de caso através do qual foram analisadas as práticas pedagógicas interdisciplinares desenvolvidas no Programa, as capacidades que essas desenvolvem no processo de ensino-aprendizagem e a visão dos alunos sobre as mesmas. Considera-se que as práticas interdisciplinares desenvolvidas no Programa, na visão dos alunos, têm contribuído para o desenvolvimento de capacidades que permitem estabelecer relação entre teoria e prática, conhecimento e mundo do trabalho, bem como o diálogo entre conhecimentos e profissionais de diferentes campos de trabalho.
Palavras-chave: Educação Profissional. Mestrado Profissional. Interdisciplinaridade. Trabalho e Educação.
Referências
BRASIL, Capes. Documento Interdisciplinar 2013.
JAPIASSU, H. Interdisciplinaridade e patologia do saber. Rio de da Área Janeiro: Imago, 1976.
RODRIGUES, G. S. S. C.. A análise interdisciplinar de processos de licenciamento ambiental no estado de Minas Gerais: conflitos entre velhos e novos paradigmas. In.: Sociedade & Natureza, Uberlândia, n. 22, p. 267-282, ago., 2010.
SAUPE, R.; CUTOLO, L. R. A.; WENDHAUSEN, Á. L. P.; BENITO, G. A. V.. Competência dos profissionais da saúde para o trabalho interdisciplinar. In.: Interface - Comunic, Saúde, Educ, v. 9, n.18, p. 521-36, set/dez., 2005.
Os Direitos autorais dos artigos publicados neste periódico pertencem aos autores, e os direitos da primeira publicação são garantidos à revista. Por serem publicados em um periódico de acesso livre, os artigos são de uso gratuito, com atribuições próprias, em atividades educacionais e não comerciais.