POR UMA NOVA PERSPECTIVA METODOLÓGICA NO ENSINO DE HISTÓRIA DA MODA COM ÊNFASE NA HISTÓRIA REGIONAL

  • Camila Carmona Dias Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul - IFRS

Resumo

Este artigo apresenta as etapas e os resultados de um trabalho realizado pelos estudantes do Curso Técnico em Vestuário do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul, durante a disciplina de História da Indumentária. Tal trabalho consistiu em compreender a moda como constructo sociocultural, e seu propósito foi reunir, organizar e difundir informações, fatos, relatos e imagens sobre os costumes e a moda na década de 1950 na cidade de Erechim. O objetivo deste estudo é expor essa experiência como modelo didático de ensino, aliando a pesquisa teórica em história regional à prática dos estudantes do curso. Por meio da dinâmica de trabalho proposta, a pesquisa, realizada pelos estudantes, trouxe a história para perto deles. Ainda, possibilitou aos estudantes o desenvolvimento da criticidade sobre o assunto moda. 

 

Palavras-chave: História regional. Moda. Ensino.

Biografia do Autor

Camila Carmona Dias, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul - IFRS

Doutoranda no Programa de Pós-Graduação em História; Mestra em Educação; Especialista em Moda: Produto e Comunicação; Especialista em Comunicação e Semiótica; Bacharel em Moda .

Professora do CST em Design de Moda e Curso Técnico Concomitante em Produção de Moda. Atua nas áreas de História da Moda, Semiótica, Antropologia e Sociologia da Moda.

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Publicado
2016-12-21
Seção
Artigos