DESENVOLVENDO COMPETÊNCIAS EM CURSO DE EDUCAÇÃO PROFISSIONAL POR MEIO DOS SETE PASSOS METODOLÓGICOS
Resumo
O presente trabalho discorre sobre o desenvolvimento e aplicação do planejamento docente, subsidiado pela análise das situações de aprendizagem apresentadas pela metodologia dos Sete Passos. Ordenação essa de plano de ação que contempla medidas de ensino guiadas a partir de sete etapas: (1) Contextualização e Mobilização; (2) Definição da Atividade de Aprendizagem; (3) Organização da Atividade de Aprendizagem; (4) Coordenação e Acompanhamento; (5) Avaliação da Atividade de Aprendizagem; (6) Acesso a outras referências e (7) Síntese e Aplicação. É explorado um estudo de caso em que há a sistematização da metodologia com a finalidade de desenvolver competências em cursos de Educação Profissional, dando subsídios para que o aluno utilize o conhecimento na prática, transformando, então, o saber em habilidade e, por conseguinte, em competências. O estudo é realizado criando situações comuns, abordando assuntos do interesse e conhecimento do aluno. Ao término da experimentação realizada, é apresentada uma reflexão do produto final do estudo de caso e da eficácia da metodologia dos Sete Passos. Palavras-chave: Metodologia dos Sete Passos. Informática fundamental. Microsoft Word. Aprendizagem. Competências.
Referências
BRASIL. Ministério da Educação e do Desporto. Diretrizes curriculares nacionais para o Ensino Médio. Parecer CEB nº 15/98. Brasília, 1998.
BRASIL. Ministério da Educação e do Desporto. Diretrizes curriculares nacionais para a educação profissional de nível técnico. Parecer CEB n.º 16/99. Brasília, 1999.
CORDÃO, Francisco Aparecido. A LDB e a nova Educação Profissional. Disponível em: http://www.senac.br/BTS/281/boltec281b.htm . Acesso em: 04 mar. 2016.
DELUIZ, Neise. 2004. A Globalização Econômica e os Desafios à Formação Profissional. Disponível em: http://www.senac.br/bts/303/boltec303f.htm. Acesso em 22 fev. 2015.
FERRÁN, Judith Elba Melo. Noção de competência: revisitando a produção científica e a perspectiva dos consultores, 2010, 148 f.. Dissertação (Mestrado) - Programa de Pós-Graduação em Antropologia Social da Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 2010.
FLEURY, Maria Tereza Leme; FLEURY, Afonso. Construindo o conceito de competência. RAC – Revista de Administração Contemporânea, v. 5, p. 183-196, Ed. Especial, 2001.
FREIRE, P. Pedagogia da Autonomia: saberes necessários à prática educativa. São Paulo, Paz e Terra, 1996.
KULLER, José Antônio. RODRIGO, Natália de Fátima. Uma Metodologia de Desenvolvimento de Competência. B. Téc. Senac: a R. Educ. Prof., Rio de Janeiro, v. 38, nº 1, jan./abr. 2012.
LIBÂNEO, J.C. Democratização da escola pública: A pedagogia crítico-social dos conteúdos. São Paulo: Loyola, 1985, p. 137.
MERCADANTE, Márcia Sarraff. Construir Competências Profissionais. Disponível em: http://senac.eduead.com.br/docencia/file.php/733/construir_competencias_profissionais.pdf. Acesso em: 01 dez. 2015.
NOGUEIRA, Nilbo Ribeiro. Pedagogia dos Projetos. Uma jornada interdisciplinar rumo ao desenvolvimento das Múltiplas Inteligências. São Paulo: Ática, 2004.
ROPÉ, F.; TANGUY, L. (Org.). Saberes e competências: o uso de tais noções na escola e na empresa. Campinas: Papirus, 1997;
SCHLATTER, Gabriel Vianna; BEHAR, Patrícia Alejandra. O ADMINISTRADOR E AS ORGANIZAÇÕES SOB A ÓTICA DAS COMPETÊNCIAS. Revista Competência, v. 7, n. 1, p. 11-29, 2014.
VYGOTSKY, L. S. A Formação Social da Mente: O Desenvolvimento dos Processos Psicológicos Superiores. 5.ed. São Paulo (Brasil): Martins Fontes, 1996.
Os Direitos autorais dos artigos publicados neste periódico pertencem aos autores, e os direitos da primeira publicação são garantidos à revista. Por serem publicados em um periódico de acesso livre, os artigos são de uso gratuito, com atribuições próprias, em atividades educacionais e não comerciais.