DESENVOLVENDO COMPETÊNCIAS EM CURSO DE EDUCAÇÃO PROFISSIONAL POR MEIO DOS SETE PASSOS METODOLÓGICOS

  • André Ricardo Theodoro Velho Mestrando PPG - Engenharia de Computação - FURG
  • Cibele Hechel Colares Da Costa Doutoranda do PPG- Letras (História da Literatura) - FURG

Resumo

O presente trabalho discorre sobre o desenvolvimento e aplicação do planejamento docente, subsidiado pela análise das situações de aprendizagem apresentadas pela metodologia dos Sete Passos. Ordenação essa de plano de ação que contempla medidas de ensino guiadas a partir de sete etapas: (1) Contextualização e Mobilização; (2) Definição da Atividade de Aprendizagem; (3) Organização da Atividade de Aprendizagem; (4) Coordenação e Acompanhamento; (5) Avaliação da Atividade de Aprendizagem; (6) Acesso a outras referências e (7) Síntese e Aplicação. É explorado um estudo de caso em que há a sistematização da metodologia com a finalidade de desenvolver competências em cursos de Educação Profissional, dando subsídios para que o aluno utilize o conhecimento na prática, transformando, então, o saber em habilidade e, por conseguinte, em competências. O estudo é realizado criando situações comuns, abordando assuntos do interesse e conhecimento do aluno. Ao término da experimentação realizada, é apresentada uma reflexão do produto final do estudo de caso e da eficácia da metodologia dos Sete Passos.  Palavras-chave: Metodologia dos Sete Passos. Informática fundamental. Microsoft Word. Aprendizagem. Competências. 

Biografia do Autor

André Ricardo Theodoro Velho, Mestrando PPG - Engenharia de Computação - FURG
Possui graduação em Desenvolvimento de Sistemas de Informação - Ftec faculdades (2009), Especialização em Docência para a Educação Profissional - SENACRS (2013), Especialização em Tecnologia da Informação e Comunicação na Educação FURG (2014) e é Mestrando em Engenharia da Computação FURG. Atualmente é orientador profissional (docente) - Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial - RS, atuando também, como co-orientador em trabalhos de conclusão do curso de Especialização em Tecnlogias da Informação e Comunicação na Educação. Tem experiência na área de Desenvolvimento Web e Tecnologias Digitais na Educação, com ênfase em Educação.
Cibele Hechel Colares Da Costa, Doutoranda do PPG- Letras (História da Literatura) - FURG
Licenciada em Letras - Português (2005) pela Universidade Federal do Rio Grande - FURG, possui especialização em Rio Grande do Sul: sociedade, política e cultura (2010), pela FURG e em Educação de Jovens e Adultos na Diversidade, também pela FURG (2012). Também é Mestre em Letras - área de concentração: História da Literatura (2014) pela Universidade Federal do Rio Grande. Atualmente cursa doutorado em Letras (área de concentração: História da Literatura), com ingresso em 2015. Tem experiência na área de Letras, com ênfase em ensino de Literatura Brasileira e Língua Portuguesa, tendo experiência, ainda, com Educação de Jovens e Adultos e Educação à Distância (formação de professores e tutores e utilização das TIC's em sala de aula). Tem como principal linha de pesquisa as relações entre história e literatura, dentro dos romances históricos sul-rio-grandenses, na área de literatura. E pesquisa também, na área de EaD sobre as TIC's e a formação dos professores e tutores. Atualmente trabalha junto ao Núcleo de Formação Integrada na SEaD-FURG, trabalhando diretamente na formação de tutores e professores atuantes na EaD. Também atua como orientadora educacional na unidade SENAC Rio Grande, ministrando disciplinas como Metodologia de Projetos, Comunicação e Expressão, Relações Interpessoais e outras ligadas à área de Letras e comunicação nos cursos de Técnico em Segurança do Trabalho, Técnico em Enfermagem e Programa Jovem Aprendiz.

Referências

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Publicado
2016-12-28
Seção
Artigos