APRENDIZAGEM BASEADA EM PROJETOS: UMA EXPERIÊNCIA EM SALA DE AULA PARA COMPARTILHAMENTO E CRIAÇÃO DO CONHECIMENTO NO PROCESSO DE DESENVOLVIMENTO DE PROJETOS DE SOFTWARE

  • Aline de Campos Faculdade Senac Porto Alegre
  • Guilherme Bertoni Machado Faculdade Senac Porto Alegre
  • Gregório Jean Varvakis Rados Universidade Federal de Santa Catarina
  • José Leomar Todesco Universidade Federal de Santa Catarina

Resumo

Este artigo consiste em apresentar a adequação da Aprendizagem Baseada em Projetos (Project-Based Learnig - PBL) para a criação e compartilhamento do conhecimento, entendido como o conjunto de saberes, habilidades e competências, em uma disciplina do Curso Superior de Tecnologia em Análise e Desenvolvimento de Sistemas da Faculdade Senac Porto Alegre. A utilização da PBL serve como facilitadora para que alunos possam, conforme a ementa da disciplina denominada Projeto de Desenvolvimento, simular uma experiência de participação em um projeto de desenvolvimento de software. Sendo assim, todos os objetivos e métodos que compõem essa unidade curricular foram definidos ao encontro dos processos que se fazem presentes no desenvolvimento de software atualmente, tendo em vista as melhores práticas que possam trazer vivências condizentes com o que será exigido dos egressos no mercado de trabalho.

Palavras-chave: Aprendizagem baseada em projetos. Compartilhamento do conhecimento. Desenvolvimento de software. Metodologias ativas. Gestão de processos.

Biografia do Autor

Aline de Campos, Faculdade Senac Porto Alegre
Mestre em Comunicação e Informação na linha de pesquisa de Tecnologia no Programa de Pós-graduação em Comunicação e Informação da Universidade Federal do Rio Grande do Sul e Bacharel em Ciência da Computação pela Universidade de Passo Fundo. Coordenadora do Curso Superior de Tecnologia em Sistemas para Internet e Professora Adjunta na Faculdade Senac Porto Alegre no Curso Superior de Tecnologia em Análise e Desenvolvimento de Sistemas. Professora no curso de especialização em Comunicação Digital da Universidade de Caxias do Sul.

Referências

BARBOSA, Eduardo Fernandes; DE MOURA, Dácio Guimarães. Metodologias ativas de aprendizagem na educação profissional e tecnológica. Boletim Técnico do Senac, v. 39, n. 2, p. 48-67, 2013.

BARILE, Sérgio; SAVIANO, Marialuisa; SIMONE, Cristina. Service economy, knowledge, and the need for T-shaped innovators. World Wide Web Journal, v. 18, n.4, p. 1177-1197, 2014.

BAUMEISTER, Roy. et al. Bad is stronger than good. Review of general psychology, v. 5, n. 4, p. 323, 2001.

BENBASAT, Izak; GOLDSTEIN, David K.; MEAD, Melissa. The case research strategy in studies of information systems. MIS quarterly, p. 369-386, 1987.

BERTOLINI, Eni A. Sivera; SILVA, Miguel A. de Mello. Metacognição e motivação na aprendizagem: relações e implicações educacionais. Revista Técnica IPEP, São Paulo, v. 5, n. 1/2, p. 51-62, jan./dez., 2005.

CAROLI, Paulo. Direto ao ponto: criando produtos de forma enxuta. São Paulo: Casa do Código, 2015. 161 p.

CRUZ, Fábio. Scrum e PMBOK, unidos no gerenciamento de projeto. São Paulo: Brasport, 2013.

FINOCCHIO Júnior, José. Project Model Canvas: gerenciamento de projetos sem burocracia. Rio de Janeiro: Elsevier Brasil, 2013.

KNIBERG, H. Scrum e XP direto das Trincheiras: Como nós fazemos Scrum, 2007. Disponível em: <http://www.infoq.com/br/minibooks/kanban-scrum-minibook>. Acesso em: 20 set. 2015.

LARMER, John; MERGENDOLLER, John; BOSS, Suzie. Setting the Standard for Project Based Learning: a proven approach to rigorous classroom instruction. Alexandria: ASCD, 2015.

NARUSAWA, Toshiko; SHOOK, John. Kaissen express: fundamentos para sua jornada lean. São Paulo, XX P., 2009.

OLIVEIRA, Mírian; MAÇADA, Antonio Carlos Gastaud; GOLDONI, Vanessa. Análise da aplicação do método estudo de caso na área de sistemas de informação. 30º Encontro Nacional dos Programas de Pós-Graduação em Administração, Salvador, 2006.

THIOLLENT, Michel. Metodologia da pesquisa-ação. In: Metodologia da pesquisa-ação. Cortez, 2011.

TRELLO Inc. Trello é a maneira gratuita, flexível e visual de organizar tudo, com quem quiser. Disponível em: < https://trello.com/tour>. Acesso em: 26 set. 2015.

Publicado
2016-12-28
Seção
Artigos