INSTRUMENTO TÉCNICO-PEDAGÓGICO PARA AVALIAÇÃO DE SOFTWARES UTILIZADOS NO ENSINO DE QUÍMICA
Resumo
Este texto toma por referência a dissertação Uso de softwares no ensino de química: potencialidades pedagógicas em busca de um ensino inovador, defendida no Programa de Pós-Graduação em Gestão Social, Educação e Desenvolvimento Local do Centro Universitário UNA. Objetiva-se neste artigo apresentar o produto técnico da pesquisa realizada, que compreende um instrumento técnico-pedagógico que permite aos professores de Química avaliarem um software a partir de critérios construídos com base em discussões sobre concepção de aprendizagem. O texto está estruturado em dois eixos centrais. O primeiro compreende a discussão teórica, na qual se avalia a importância da informática no ensino de Química, as concepções de aprendizagem de Piaget e Vygotsky, e faz-se uma breve descrição dos softwares analisados. O segundo, no qual se apresenta o instrumento técnico-pedagógico de avaliação de software. Considera-se que esse instrumento contribuirá para a melhoria do processo de ensino-aprendizagem em Química, pois possibilitará ao professor avaliar softwares de Química, tendo a oportunidade de refletir sobre o uso da informática nessa disciplina.
Palavras-chave: Avaliação de software. Ensino de Química. Desenvolvimento local.
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