COMPETÊNCIAS REQUERIDAS NO COMÉRCIO EXTERIOR: UM ESTUDO SOB A ÓTICA DE ESTUDANTES

  • Marcelo Almeida de Camargo Pereira Centro Universitário La Salle - UNILASALLE
  • Vera Lucia Felicetti

Resumo

Este artigo traz uma análise sobre o contexto do comércio exterior brasileiro, as competências do profissional dessa área apontadas na literatura e os resultados parciais de uma pesquisa realizada com alunos de nível superior do curso de Comércio Exterior. Os dados foram coletados através da técnica de grupos focais, sendo analisados via análise textual discursiva. Apresentam-se aspectos sobre a aprendizagem das competências necessárias para atuar na área, sob a ótica de alunos pesquisados. Em relação ao perfil profissional, constata-se, por meio dos autores, que o profissional da área deve agregar competências gerais, como negociação, criatividade, domínio de idiomas, visão estratégica e cultura universal. As opiniões dos alunos participantes convergem com a literatura, pois, para eles, o profissional necessita ter uma formação que contemple conhecimentos aduaneiros e de legislação, negociação, comunicação e aspectos culturais, de modo a melhor enfrentar os desafios do mercado globalizado. Palavras-chave: Estudantes. Aprendizagem. Competências. Comércio exterior. Perfil profissional.

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Publicado
2017-08-09
Seção
Artigos