COMPETÊNCIAS REQUERIDAS NO COMÉRCIO EXTERIOR: UM ESTUDO SOB A ÓTICA DE ESTUDANTES
Resumo
Este artigo traz uma análise sobre o contexto do comércio exterior brasileiro, as competências do profissional dessa área apontadas na literatura e os resultados parciais de uma pesquisa realizada com alunos de nível superior do curso de Comércio Exterior. Os dados foram coletados através da técnica de grupos focais, sendo analisados via análise textual discursiva. Apresentam-se aspectos sobre a aprendizagem das competências necessárias para atuar na área, sob a ótica de alunos pesquisados. Em relação ao perfil profissional, constata-se, por meio dos autores, que o profissional da área deve agregar competências gerais, como negociação, criatividade, domínio de idiomas, visão estratégica e cultura universal. As opiniões dos alunos participantes convergem com a literatura, pois, para eles, o profissional necessita ter uma formação que contemple conhecimentos aduaneiros e de legislação, negociação, comunicação e aspectos culturais, de modo a melhor enfrentar os desafios do mercado globalizado.
Palavras-chave: Estudantes. Aprendizagem. Competências. Comércio exterior. Perfil profissional.
Referências
BRASIL. Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior. Dados Consolidados da Balança Comercial Brasileira 2012. Brasília, 2013a. Disponível em: <http://www.mdic.gov.br//arquivos/dwnl_1365787109.pdf> Acesso em 08 jan. 2014.
______. Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior. Balança Comercial: Unidades da Federação. Brasília, 2013b. Disponível em: <http://www.mdic.gov.br//sitio/interna/interna.php?area=5&menu=1076> Acesso em 08 jan. 2014.
CAVUSGIL, S. Tamer; KNIGHT, Gary; RIESENBERGER, John. Negócios Internacionais, estratégia, gestão e novas realidades. São Paulo: Pearson Prentice Hall, 2010.
FARO, Ricardo; FARO, Fátima. Curso de comércio exterior: visão e experiência brasileira. 3 ed. São Paulo: Atlas, 2012.
GATTI, Bernadete Angelina. Grupo Focal na Pesquisa em Ciências Sociais e Humanas. Brasília: Liber Livro, 2005.
MINERVINI, Nicola. O Exportador. 6 ed. São Paulo: Pearson, 2012.
MORAES, Roque. Uma tempestade de luz: a compreensão possibilitada pela análise textual discursiva. Revista Ciência e Educação, v. 9, nr. 2, 2003. Disponível em: <http://www.scielo.br/pdf/ciedu/v9n2/04.pdf> Acesso em 10 ago. 2013.
PEREIRA, Marcelo A. de C.. A aprendizagem de competências evidenciadas pelos alunos do curso de Tecnologia em Comércio Exterior. 2014, 130 p. Dissertação (Mestrado em Educação) – Universidade La Salle, Canoas – RS.
RAMOS, Ana Carla de; DOMINGUES, Giovana de Sousa; MARIETTO, Márcio Luiz. As competências esperadas do profissional de comércio exterior pelas empresas na região de Tatuí. Revista Sapere, 4ª Edição, 2001. Disponível em: <http://www.revistasapere.inf.br/download/quarta/ANA_GIOVANA_MARCIO.pdf> Acesso em 09 jan. 2014.
SILVA, José Ultemar da (org.); Gestão das Relações Econômicas Internacionais e Comércio Exterior. São Paulo: Cengage Learning, 2008.
Os Direitos autorais dos artigos publicados neste periódico pertencem aos autores, e os direitos da primeira publicação são garantidos à revista. Por serem publicados em um periódico de acesso livre, os artigos são de uso gratuito, com atribuições próprias, em atividades educacionais e não comerciais.