O PROFESSOR NA SOCIEDADE DO SÉCULO XXI: ENFRENTANDO OS DESAFIOS DO DIA A DIA

  • Helen Rodrigues Cardoso

Resumo

Este artigo pretende discutir o papel do professor deste início de século, suas práticas e seus desafios. Tem como objetivo provocar a reflexão sobre as exigências, cada vez
maiores, do dia a dia e a postura do professor diante dos desafios da sala de aula. Para tanto, a contemporaneidade é brevemente contextualizada por meio das ideias
de BAUMAN (2001). A partir das contribuições de PRAIA et al. (2001), SANTOS (2001), MOREIRA (1992, 1999) e SANTOMÉ (1996), o currículo escolar atual é analisado. Em seguida, o papel do professor como recontextualizador do discurso pedagógico é discutido, e tal debate alicerçado nos conceitos de BERNSTEIN (1996,1998). Assim, ao analisar os caminhos da produção e da reprodução do discurso pedagógico, é possível repensar o papel do professor do século XXI e lhe oferecer a oportunidade de decidir se sua atuação será a de protagonista ou de mero coadjuvante nas mudanças que a escola precisa fazer para atender aos cidadãos deste século.

P a l a v r a s - c h a v e : Professor do Século XXI. Prática Pedagógica. Recontextualização do Discurso Pedagógico. Currículo Escolar.

Publicado
2014-07-28
Seção
Artigos