Metodologia ativa de ensino
Resumo
Este estudo decorreu da análise de uma sala de aula universitária de uma instituição de ensino superior privada, com discentes da disciplina de Avaliação de Desempenho Humano, localizada na serra gaúcha, no Rio Grande do Sul, no Brasil. A metodologia ativa de ensino propõe que o discente seja o protagonista de seu próprio conhecimento e seja o responsável pela construção ativa de seus objetivos no ambiente educacional. A partir desse pressuposto, o objetivo deste trabalho foi observar a aplicabilidade do uso da metodologia ativa no ensino, além de sua utilização para a construção do conhecimento junto aos discentes. Para isso, procurou-se pesquisar sobre a temática escolhida e a abordagem investigativa foi predominantemente qualitativa. Como instrumentos de coleta de dados utilizou-se a observação participante sobre o desenvolvimento da disciplina em sala de aula. Para compreender o objeto de estudo, foi preciso tomar como pano de fundo a metodologia e as estratégias de ensino utilizadas pelo docente. Os resultados observados foram satisfatórios para fundamentar a construção da aprendizagem baseada na problematização de situações correntes do dia a dia. A qualificação e o aperfeiçoamento do docente para fundamentar o conteúdo é indispensável para a efetividade da proposta de utilização da metodologia ativa.
Palavras-chave: Metodologia de ensino ativa. Docência universitária. Práticas pedagógicas.
Os Direitos autorais dos artigos publicados neste periódico pertencem aos autores, e os direitos da primeira publicação são garantidos à revista. Por serem publicados em um periódico de acesso livre, os artigos são de uso gratuito, com atribuições próprias, em atividades educacionais e não comerciais.