EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA: CONSTRUÇÕES QUE CONTRIBUEM PARA A SATISFAÇÃO DO ALUNO NA UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA MARIA

  • Marlei Maria Veduim Marcuzzo Universidade Federal de Santa Maria - UFSM.
  • Juçara Salete Gubiani Universidade Federal de Santa Maria - UFSM.
  • Luis Felipe Dias Lopes Universidade Federal de Santa Maria – UFSM
  • Damiana Machado de Almeida Universidade Federal de Santa Maria – UFSM
  • Jonathan Saidelles Corrêa Universidade Federal de Santa Maria - UFSM.

Resumo

O crescente aumento de investimentos de instituições de ensino superior na modalidade de ensino a distância evidencia a relevância das tecnologias digitais na busca do ensino de qualidade. Nesse sentido, este estudo objetivou identificar e explicar estatisticamente os fatores que conduzem à satisfação dos alunos de cursos educação a distância na Universidade Federal de Santa Maria. Esta pesquisa se caracteriza como descritiva, do tipo survey, utilizando-se da abordagem quantitativa. Para a coleta dos dados, adaptou-se um modelo teórico que define dimensões, constructos e variáveis que viabilizaram a análise dos dados. Participaram os discentes dos cursos de graduação e pós-graduação a distância do sistema da Universidade Aberta do Brasil da Universidade Federal de Santa Maria. No intuito de explicar as relações entre as variáveis dependentes e independentes do modelo utilizado, empregou-se a técnica estatística da regressão linear múltipla. Por fim, evidenciou-se que a satisfação do aluno é explicada pelos constructos qualidade do curso, flexibilidade do curso, utilidade percebida e facilidade de uso, sendo os dois primeiros relacionados à dimensão curso e os dois últimos à dimensão do modelo de ensino.

Palavras-chave: Educação a distância. Satisfação do aluno. Instituição de ensino superior. Gestão pública.

Biografia do Autor

Marlei Maria Veduim Marcuzzo, Universidade Federal de Santa Maria - UFSM.
Mestre em Engenharia de Produção pela Faculdade Metodista de Santa Maria - UFSM.
Juçara Salete Gubiani, Universidade Federal de Santa Maria - UFSM.
Doutora em Engenharia e Gestão do Conhecimento pela Universidade Federal de Santa Maria - UFSM.
Luis Felipe Dias Lopes, Universidade Federal de Santa Maria – UFSM
Professor Doutor em Engenharia de Produção da Universidade Federal de Santa Maria - UFSM
Damiana Machado de Almeida, Universidade Federal de Santa Maria – UFSM
Doutoranda em Administração pela Universidade Federal de Santa Maria – UFSM.
Jonathan Saidelles Corrêa, Universidade Federal de Santa Maria - UFSM.
Mestrando em Administração pela Universidade Federal de Santa Maria

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Publicado
2017-08-09
Seção
Artigos