CONSTRUÇÃO/RECONSTRUÇÃO DE UM FAZER PEDAGÓGICO INTEGRADO ÀS TECNOLOGIAS DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO

  • Jocelâine Minella Boeira

Resumo

O presente artigo traz um recorte da dissertação intitulada “Práticas pedagógicas em ambiente virtual de aprendizagem: possibilidades de inovação”, apresentada
junto ao Programa de Pós-Graduação em Educação, Mestrado em Educação da Universidade de Caxias do Sul. O trabalho teve a orientação da Professora
Drª. Eliana Maria do Sacramento Soares e foi defendido em 13 de maio de 2011. Está organizado em quatro capítulos, além da introdução, a saber: capítulo I: O
alicerce teórico: base de uma construção; capítulo II: O caminho da pesquisa: construção do percurso; capítulo III: Sinais para um novo fazer pedagógico; no capítulo IV constam as considerações finais. O estudo apresentou como objetivo principal examinar os registros realizados pelos professores do Ensino Fundamental,
anos finais, e do Ensino Médio de uma escola particular, do município de Bento Gonçalves, RS, ao utilizarem um Ambiente Virtual de Aprendizagem
(AVA) e relacionar tais registros com possíveis mudanças nas práticas pedagógicas futuras. Os registros foram retirados dos espaços do AVA durante a realização da
capacitação, a qual teve duração de 40 horas. A dissertação encontrou resultados passíveis de mudança na prática pedagógica, os quais podem ser revisitados pelos docentes preocupados em inovar na prática atrelada aos recursos tecnológicos; também servem de indicadores para ações escolares.

P a l a v r a s - c h a v e : Prática Pedagógica. Capacitação. Ambiente Virtual de Aprendizagem.

Publicado
2014-07-28
Seção
Artigos