A ANÁLISE DO TRABALHO DOCENTE NA EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA: ESTUDO COMPARATIVO ENTRE A UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA CATARINA - UFSC - E INSTITUTO FEDERAL DE SANTA CATARINA - IFSC

  • Robson Vander Canarin da Rocha Universidade Federal de Santa Catarina
  • Andressa Sasaki Vasques Pacheco Universidade Federal de Santa Catarina
  • Jéssica Rocha de Souza Pereira Universidade Federal de Santa Catarina

Resumo

Este estudo objetiva analisar o trabalho docente no Curso de Especialização e Gestão Pública do IFSC e da UFSC. Para tanto, se desenvolveu uma pesquisa que considerou como categorias de análise as seguintes dimensões do trabalho docente na EAD: didática, pedagógica, tecnológica e a administrativa. A pesquisa teve uma abordagem qualitativa, sendo enquadrada como descritiva tendo como estratégia o estudo de caso. Foram realizadas pesquisas documentais, bibliográficas e entrevistas semiestruturadas. Na sequência foi realizada uma análise qualitativa dos dados coletados por meio de análise do discurso. Obteve-se como resultado, uma análise do trabalho docente em cada instituição, considerando as seguintes dimensões: pedagógicas, didáticas, tecnológicas e administrativas. Apresenta também as dificuldades encontradas pelos docentes, seja no gerenciamento de um Curso á distância ou nas atividades de ensino aprendizagem. A pesquisa também apresenta uma descrição dos Cursos de Especialização em Gestão Pública em ambas as instituições e dessa forma pode-se perceber as aproximações e distanciamentos os Cursos selecionados, que apesar de possuírem práticas distintas na condução das suas ações, existem pontos convergentes.

Biografia do Autor

Robson Vander Canarin da Rocha, Universidade Federal de Santa Catarina
Mestre em Administração pela Universidade Federal de Santa Catarina
Andressa Sasaki Vasques Pacheco, Universidade Federal de Santa Catarina
Doutora em Engenharia e Gestão do Conhecimento pela Universidade Federal de Santa Catarina
Jéssica Rocha de Souza Pereira, Universidade Federal de Santa Catarina
Mestranda em Administração pela Universidade Federal de Santa Catarina

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Publicado
2017-08-09
Seção
Artigos