O uso das tecnologias da informação e comunicação por estudantes universitários de Administração

  • Rodrigo Hipólito Roza Pontifícia Universidade Católica de Campinas
  • Solange Muglia Wechsler Pontifícia Universidade Católica de Campinas

Resumo

O objetivo do presente estudo foi analisar o uso das Tecnologias da Informação e Comunicação (TICs) por estudantes universitários de Administração, matriculados em uma disciplina de negócios em ambientes virtuais, utilizando a metodologia ativa de Aprendizagem Baseada em Problemas, ou Problem Based Learning (PBL), bastante conhecida e referenciada na literatura científica. Participaram da pesquisa 51 estudantes de Administração de uma universidade privada do interior do estado de São Paulo. Os dados para a análise do uso das tecnologias foram obtidos por meio de entrevistas, considerando tanto os recursos de hardware como de software empregados no apoio à realização das atividades da disciplina. De modo geral, os resultados apontaram que os estudantes entrevistados buscaram escolher os recursos mais adequados para realização das atividades acadêmicas, dentro do conjunto de tecnologias que lhes eram acessíveis e familiares, deixando, no entanto, de explorar novas tecnologias potencialmente relevantes no apoio ao processo de aprendizagem.

Palavras-chave: Tecnologia da informação e Comunicação. Metodologia ativa. Aprendizado baseado em problemas. Gestão.

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Publicado
2017-12-29
Seção
Artigos