Fatores que influenciam o consumo por status de adolescentes: uma análise incluindo o consumer-to-consumer

  • Adriana Ribeiro Menegassi Fucape Business School
  • Danilo Soares Monte-Mor Fucape Business School

Resumo

O presente estudo teve como objetivo identificar a influência do consumer-to-consumer no consumo por status de adolescentes. Para atingir o objetivo proposto, realizou-se um estudo quantitativo, de caráter descritivo e em corte transversal. O instrumento de coleta de dados foi um questionário aplicado a 1.197 alunos de um instituto federal de ensino, na faixa etária entre 14 e 19 anos. Os resultados mostraram que o consumer-to-consumer não influenciou esse tipo de consumo. Já a marca, o preço, a moda, o materialismo, a sensibilidade ao prestígio e a influência normativa influíram de forma positiva o consumo por status na amostra estudada. Entretanto, a influência informacional impactou de forma negativa. Esses resultados sugerem que o consumo por status desses adolescentes pode estar associado à necessidade de se retratar uma determinada classe social, alcançar admiração, status e prestígio ou, ainda, satisfazer à necessidade de ser semelhante ao grupo de referência, atendendo a suas expectativas.

Biografia do Autor

Adriana Ribeiro Menegassi, Fucape Business School

Mestre em Administração 

Danilo Soares Monte-Mor, Fucape Business School

Doutor em Administração e Ciências Contábeis 

Publicado
2019-01-03