AROMAS E SEGREDOS, UMA EXPERIÊNCIA NO MERCADO PÚBLICO DE PORTO ALEGRE/RS-BRASIL

  • Desirée Péres Müller
  • Elimar Kröner Teixeira

Resumo

Este estudo pretende contribuir no entendimento do processo de decisão de compra do Mercado Público de Porto Alegre/RS-Brasil, especificamente dequeles produtos com características experienciais sensoriais olfativas. Atualmente, a utilização do marketing olfativo como ferramenta de venda ainda é pouco empregada. Estudos demonstram que parte disso se dá pela falta de conhecimento sobre o tema, a utilização e os benefíciosque este novo artifício pode trazer para conquistar clientes. O estudo do trabalho proposto deu-se por meio de pesquisas bibliográficas, análise de ambiente e entrevistas com proprietários de bancas e clientes do local. A ideia é identificar o papel do marketingsensorial olfativo nos estabelecimentos do Mercado Público de Porto Alegre, que abriga uma variedade e diversidade de aromas em um mesmo local. O estudo analisa por meio do caso investigado a proposição: a identidade olfativa do Mercado Publico de Porto Alegre/RS, prédio histórico de representatividade cultural, pode explicar o fator de atratividade de mais de cem mil consumidores diariamente? Portanto, verifica-se queutilização do olfato como estratégia de marketing no Mercado Público está mais ligada à magia que a mistura de aromas agrega de valor para os consumidores, do que propriamente a uma ferramenta de venda, por parte dos comerciantes e proprietários das lojas.P a l a v r a s - c h a v e : Marketing de Experiência. Sentidos. Aromas. Decisão de Compra.
Publicado
2014-07-28
Seção
Artigos