EDUCAÇÃO, COMPLEXIDADE E AUTOPOIESIS: TRÊS OPERADORES COMPREENSIVOS PARA A ÉTICA DA INTERVENÇÃO DOCENTE1
Resumo
O presente artigo apresenta estudos e refl exões teórico-práticas a partir de pesquisas realizadas no Grupo de Estudo e Pesquisa do Erro e do Erro Construtivo,
vinculado ao Programa de Pós-Graduação em Educação da PUCRS. Este texto anuncia diferentes compreensões e novos entendimentos sobre experiências de aprendizagem a partir das lentes autopoiéticas propostas por Humberto Maturana e Francisco Varela (1995), considerando ainda o princípio da recursividade e o conceito de dialogicidade que constituem a Teo ria da Complexidade de Edgar
Morin (2000). O diálogo estabelecido com o leitor neste texto tem por objetivo auxiliar e promover a formação e educação de professores – com a proposição de
três operadores compreensivos para a Ética da Intervenção Docente.
P a l a v r a s - c h a v e : Aprendizagem. Autopoiesis. Biologia do Conhecimento. Acoplamento Estrutural. Complexidade. Recursividade. Dialógico.
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