Crenças sobre material didático – análise do uso de uma plataforma digital no processo de ensino-aprendizagem da língua inglesa

  • Ana Carolina Moreira Paulino Senac 24 Horas
  • Daniela Corso Favaretto Senac 24 Horas

Resumo

Tradicionalmente utilizam-se recursos didáticos impressos em cursos de língua inglesa. Em contraponto, são inúmeros os recursos disponíveis na internet para alunos e docentes do idioma. Este artigo se propõe a identificar as crenças dos alunos e suas percepções de experiência e aprendizagem comparando o uso de material didático impresso com o digital. O estudo baseia-se no referencial teórico da perspectiva sociocultural para ensino-aprendizagem, bem como no uso do material didático nessa perspectiva, nas crenças dos alunos nesse processo e numa breve descrição do material didático escolhido para o estudo. Os resultados interpretados através dos dados coletados no grupo focal realizado com alunos que utilizaram material didático digital e a relação com o referencial bibliográfico estudado mostram ideias e sugestões para a utilização de recursos didáticos digitais e os ganhos que esse tipo de recurso, aliado ao uso da internet, trazem ao processo de aprendizagem dos alunos.

Biografia do Autor

Ana Carolina Moreira Paulino, Senac 24 Horas
Professora das línguas inglesa e espanhola, Mestra em Linguística Aplicada pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos, Especialista em Gestão de Pessoas pela Faculdade Pitágoras, Bacharela em Comunicação Social - Publicidade e Propaganda pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul.
Daniela Corso Favaretto, Senac 24 Horas
Diretora da unidade Senac 24 Horas, Especialista em Inteligência Estratégica e Competitiva pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, Bacharela em Administração de Empresas pela Universidade Feevale.

Referências

ASCHIDAMINI, I. M.; SAUPE, R. Grupo focal - estratégia metodológica qualitativa: um ensaio teórico. Cogitare Enfermagem, [S.l.], v. 9, n. 1, jun. 2004. Disponível em: <http://revistas.ufpr.br/cogitare/article/view/1700> . Acesso em 15 de set. 2017.

BARCELOS, A.M.F. Cognição de professores e alunos: tendências recentes na pesquisa de crenças sobre ensino e aprendizagem de línguas. In: BARCELOS, A.M.F.; ABRAHÃO, M.H.V. (Org.) Crenças e ensino de línguas: foco no professor, no aluno e na formação de professores. Campinas: Pontes, 2006, p. 15-41.

BRASIL, Ministério da Educação, Secretaria da Educação Básica. Orientações curriculares para o ensino médio. Volume 1 - Linguagens, códigos e suas tecnologias. Brasília: MEC, SEB, 2006.

FLICK, U. Uma introdução à pesquisa qualitativa. Porto Alegre, 2ª ed, Bookman, 2004.

JOHNSON, K. E. Second Language Teacher Education: A Sociocultural Perspective. 1.ed. New York: Routledge, 2009a.

LANTOLF, J. P.; THORNE, S. L. Sociocultural Theory and the Genesis of Second Language Development. Oxford: Oxford University Press, 2006.

LIGHTBOWN, P.M.; SPADA, N. How languages are learned. Oxford: Oxford University Press, 2013.

RAMOS, R. C. G. O livro didático de língua inglesa para o ensino fundamental e médio: papéis, avaliação e potencialidades. In: DIAS, R.; CRISTÓVÃO, V. L. L. (orgs.) O livro didático de língua estrangeira: múltiplas perspectivas. Campinas: Mercado de Letras, 2009.

SALCEDO GOMES, R.; LIMA, M. S. Revista do GEL. São Paulo, v. 12, n. 1, p. 46-80, 2015.

SCHLATTER, M. O ensino de leitura em língua estrangeira na escola: uma proposta de letramento. Calidoscópio. São Leopoldo, v. 7, n. 1, p. 11-23, 2009.

SMRT ENGLISH. Theory and Practice. Disponível em: <http://www.smrtenglish.com/about/about/curriculum/8486>. Acesso em 15 de set. 2017.

SWAIN, M. The output hypothesis and beyond: Mediating acquisition through collaborative dialogue. In: LANTOLF, J.P. (Ed.). Sociocultural Theory and Second Language Learning. Oxford: Oxford University Press, 2000.

Publicado
2018-10-02
Seção
Artigos