FORMAÇÃO TÉCNICA E MERCADO DE TRABALHO: UM ESTUDO DA IMPORTÂNCIA-DESEMPENHO SOB A ÓTICA DOS GESTORES QUE ATUAM COM TÉCNICOS EM ADMINISTRAÇÃO EGRESSOS DO SENAC-ES

  • Robson Silveira Júnior Mestre em Administração pela Universidad Americana de Assunção.
  • Miguel Carlos Ramos Dumer Doutorando em Administração pela UFES. Mestre em Ciências Contábeis pela FUCAPE. Especialista em Gestão Educacional pela CESAP-ES.
  • Beatriz Christo Gobbi Doutoranda em Administração pela UFES.
  • Nádia Carvalho Doutoranda em Administração pela UFES. Professora da UFJF - Campus Governador Valadares.
  • Juliana Bremenkamp Medeiros Dumer Graduada em Pedagogia pela Doctum (Unidade Vitória-ES).

Resumo

Com um estudo exploratório-descritivo foi desenvolvido e aplicado uma survey com objetivo de avaliar a percepção de gestores da Grande Vitória-ES sobre a relevância e o desempenho dos profissionais técnicos egressos do curso técnico de administração do SENAC-ES, em relação às competências preconizadas na formação destes. Foram entrevistados gestores que tralham ou trabalharam diretamente com profissionais técnicos em administração formados pelo SENAC-ES, de empresas da mesma região da grande Vitória-ES. A entrevista foi aplicada em outubro de 2015 e dividida em duas etapas. A primeira dizia respeito a dados gerais dos respondentes e da empresa, a segunda apresentavam características das competências esperadas dos egressos, para que declarassem a relevância que atribuem e o afetivo desempenho destas pelo egresso. Os dados foram dispostos e analisados a partir da utilização da matriz de importância-desempenho desenvolvida por Slack (1993). Como resultado viu-se que os gestores atribuem maior importância às características observadas do que percebem de desenvolvimento das mesmas nos profissionais técnicos em administração. Além disso, três tipos de competências encontram-se em situação que demanda atenção urgente, conforme opinião dos gestores e os padrões da matriz.

Biografia do Autor

Robson Silveira Júnior, Mestre em Administração pela Universidad Americana de Assunção.
Mestre em Administração pela Universidad Americana de Assunção.
Miguel Carlos Ramos Dumer, Doutorando em Administração pela UFES. Mestre em Ciências Contábeis pela FUCAPE. Especialista em Gestão Educacional pela CESAP-ES.

Doutorando em Administração pela UFES.

Mestre em Ciências Contábeis pela FUCAPE.

Especialista em Gestão Educacional pela CESAP-ES.

Beatriz Christo Gobbi, Doutoranda em Administração pela UFES.
Doutoranda em Administração pela UFES.
Nádia Carvalho, Doutoranda em Administração pela UFES. Professora da UFJF - Campus Governador Valadares.

Doutoranda em Administração pela UFES.
Professora da UFJF - Campus Governador Valadares.

Juliana Bremenkamp Medeiros Dumer, Graduada em Pedagogia pela Doctum (Unidade Vitória-ES).
Graduada em Pedagogia pela Doctum (Vitória-ES).

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Publicado
2019-07-03