A interação na educação superior a distância: um estudo de caso na Universidade Aberta do Brasil

  • Karin Vieira da Silva Centro Universitário de Brusque - UNIFEBE Universidade de Lisboa
  • João Peixoto Instituto Superior de Economia e Gestão da Universidade de Lisboa (ISEG/ULisboa)
  • Marilei Osinski Universidade Federal de Santa Catarina
  • Carolina Schmitt Nunes Universidade Federal de Santa Catarina

Resumo

O objetivo deste trabalho é conhecer a percepção de alunos, tutores e professores ao longo de um curso de graduação a distância, no que se refere à interação estabelecida entre eles. A coleta de dados foi realizada por meio de entrevistas semiestruturadas com coordenadores (6), tutores presenciais (8), tutores a distância (2) e alunos concluintes (24) do curso de administração a distância ofertado pela Universidade Federal de Santa Catarina através do Sistema Universidade Aberta do Brasil. A análise de dados seguiu os preceitos da análise de conteúdo de Bardin (2004). Os resultados indicam que as interações aconteciam presencialmente e virtualmente e que os alunos consideram a interação entre eles e com os tutores satisfatória. Entretanto, em relação aos professores, a satisfação tende a decrescer. Além disso, há evidências nos discursos dos entrevistados de que a interação pode afetar tanto no desempenho quanto na permanência dos alunos no curso, especialmente nos primeiros semestres.

Biografia do Autor

Karin Vieira da Silva, Centro Universitário de Brusque - UNIFEBE Universidade de Lisboa
Doutora em Sociologia Econômica e das Organizações (2016) pelo Instituto Superior de Economia e Gestão da Universidade de Lisboa. Graduada (2011) e Mestre (2013) em Administração pela Universidade Federal de Santa Catarina. É Investigadora do SOCIUS/CSG - Centro de Investigação em Sociologia Económica e das Organizações, ISEG/ULisboa e professora do Centro Universitário de Brusque - UNIFEBE
João Peixoto, Instituto Superior de Economia e Gestão da Universidade de Lisboa (ISEG/ULisboa)

Professor Catedrático no Instituto Superior de Economia e Gestão da Universidade de Lisboa (ISEG/ULisboa)

Investigador do SOCIUS/CSG - Centro de Investigação em Sociologia Económica e das Organizações, ISEG/ULisboa

Marilei Osinski, Universidade Federal de Santa Catarina
Mestre e doutoranda em Engenharia e Gestão do Conhecimento na Universidade Federal de Santa Catarina. Possui graduação em Ciências da Administração pela Universidade Federal de Santa Catarina. Foi bolsista de Iniciação Científica do CNPq/PIBIC de 2010 a 2014. Atualmente é bolsista de Doutorado da CAPES no Núcleo de Gestão para a Sustentabilidade (NGS)/ CTC/ UFSC
Carolina Schmitt Nunes, Universidade Federal de Santa Catarina
Doutora e Mestre em Engenharia e Gestão do Conhecimento na Universidade Federal de Santa Catarina na área de mídia e conhecimento. É Administradora pela referida universidade, desenvolveu seu trabalho de conclusão de curso e a dissertação em compartilhamento de conhecimento na EaD. Durante a graduação realizou atividades de monitoria, consultoria e pesquisa nas áreas de Recursos Humanos e Logística. Em 2014 atuou como professora substituta do Departamento de Administração na Universidade Federal de Santa Catarina. Nos últimos cinco anos trabalhou em projetos de educação a distância, inovação e tecnologias educacionais. Realizou o seu doutorado sanduíche na Cátedra de Educação a distância da UNESCO em Madrid, sob a orientação do professor Lorenzo Garcia Aretio. Atualmente é analista educacional no DOT Digital Group e secretária técnica e assistente de direção da RIED. Revista Iberoamericana de Educación a Distancia. Também leciona no curso de administração na Faculdade Decisão no curso de Administração. 

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Publicado
2019-01-03